Com forte apelo eleitoral, ‘paternidade’ da Transposição do São Francisco é alvo de disputas políticas

por Carlos Britto // 29 de junho de 2020 às 08:00

Foto: Alan Santos/PR divulgação arquivo

Ao inaugurar na última sexta-feira (26), um trecho do Eixo Norte da transposição do rio São Francisco, em Penaforte (CE), o presidente Jair Bolsonaro tornou-se mais um presidente a entregar obras do interminável projeto, cuja “paternidade” é motivo de disputas políticas em função de seu potencial eleitoral no Nordeste – no caso de Bolsonaro, a visita foi encorajada pela turma do Centrão, seus novos aliados.

A transposição foi iniciada ainda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e teve trechos inaugurados nos governos Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB). Idealizador do projeto, que começou em 2007 e deveria ter sido entregue em 2012 ao custo de R$ 5 bilhões (o custo final será de R$ 12 bilhões), o petista chegou a promover em 2017, ao lado da já ex-presidente Dilma, uma inauguração simbólica e não oficial do Eixo Leste da transposição – dias antes, Temer abrira as comportas que levaram água à cidade de Monteiro, no Sertão paraibano.

Obra de quatro presidentes, a transposição do São Francisco está definitivamente na balbúrdia das obras públicas brasileiras que tendem ao infinito e mobilizaram diversos governos – como a rodovia Transamazônica, iniciada no governo de Emílio Médici (1969-1974), na ditadura militar, a ferrovia Norte-Sul, que começou a ser construída no governo de José Sarney (1985-1990), e a ferrovia Transnordestina, cujas obras foram lançadas em 2006, quando Lula era presidente. A conferir se a transposição, 97% concluída, terá Bolsonaro como o último da fila. (Fonte: Veja)

Com forte apelo eleitoral, ‘paternidade’ da Transposição do São Francisco é alvo de disputas políticas

  1. Interior disse:

    Pilantra, oportunista e metiroso, este Bolzo

    1. Marco Antonio disse:

      Fato é que ele chegou e em alguns meses fez o que o PT não fez em mais de uma década. A obra era pra ter sido concluída em 2012, não foi e ainda custou 7 BIlhões a mais do que o previsto inicialmente. kkkkkkk PTista é bicho doente mesmo, só pode!

    2. Guilherme disse:

      Oxe, e quem trabalha é pilantra? Pilantra é teu deus Lula, que passou 12 anos roubando e iludindo senis como você e foi obrigado um homem de verdade vir inaugurar, morre de inveja diabo petista !!!!!

  2. Pitu disse:

    Mais uma da série: Meu Brasil de pilantras. Artifícios para enganar os bestas e que é usado por todos os políticos.

  3. Pé no Saco disse:

    Os revoltados estão doidos,os ladrões do pt meteram a mão no dinheiro da sociedade e ainda tem quem defende essa desgraç….,pessoas sem cérebro defender esses vermes que roubaram o país,o Bozo não é santo mas tá fazendo tudo na calada sem falar merda como os petista ,que toda semana vinha a aqui no nordeste pra enganar os comedores de capim e invasores de terras,falar em invasor de terra onde anda essa praga acabou.

  4. Pedro Pedreiro disse:

    o atual Governo não tomou pra si a responsabilidade da construção da obra, ele disse que estava cumprindo o que prometeu, terminar as obras Inacabadas. o importante que independente de tudo os beneficiados são os sertanejos.

  5. Pedro Pedreiro disse:

    o atual governo não chamou pra si a responsabilidade da construção da obra,
    ele foi claro, estou cumprindo o prometido em campanha, terminar as obras INACABADAS.
    independente de tudo vamos olhar para as pessoas que precisam da agua, esquecer politca.

  6. Hugo disse:

    Era pra essa obra ter sido entregue em 2012, quem acompanhou sabe que houve atraso, paralisação, superfaturamento, desvios de dinheiro. Bolsonaro só cumpriu o que disse, que iria finalizar as obras inacabadas dos governos anteriores, é bem provável que se fosse outro presidente a obra ainda estaria inacabada.

  7. Sou bozolóide sem cérebro e com chifre disse:

    MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

  8. Mislene Correia disse:

    Não tenho nada a dizer, mas deixo aqui meus parabéns ao Capitão!

  9. Pitu disse:

    Quais as grandes obras projetadas e iniciadas pelo atual governo? Com prazo de finalização ou já concluída. Alguém pode descrever? Se for falar em combate à corrupção, pode parar, porque a medida de mudança do Coaf para proteger familiares e aliado já contradiz o discurso, isso sem citar outras ações. Vamos citar obras.

    1. Guilherme disse:

      Falou o cego de guia adorador do maior bandido da história.

    2. Moah disse:

      São tantas inacabadas pelos bandidos que estavam no governo, que nem deu tempo de iniciar novas obras.

  10. Célia disse:

    Parabéns.
    Presidente. Termina essas ai inacabadas já tá bom demais pro primeiro mandato.
    São milhares delas.
    Sem falar nas rodovias e ferrovias.
    Quem vive assistindo a Globo não sabe.
    Mais que vai direto na fonte sabe o quanto você está indo bem. Mesmo diante de todas as barreiras.

  11. Edilberto disse:

    O que me deixa satisfeito é que, tem político canalha que está querendo morrer, está chegando o fim a INDÚSTRIA DA SECA no Nordeste, durante anos políticos ladrões se beneficiaram e se elegeram prometendo acabar com a falta de agua no Nordeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários