Obra muito aguardada por moradores e comerciantes da Cohab Massangano, Zona Oeste de Petrolina, a revitalização da feira livre da comunidade foi entregue na noite de ontem (17) pelo prefeito Simão Durando Filho. Com mais de duas décadas de existência, esta é a primeira grande reforma do equipamento público. As intervenções envolveram desde um redesenho do arquitetônico da feira até a construção de mais de 80 boxes para comercialização de produtos. A estimativa é que, em média, 440 pessoas sejam beneficiadas com essa nova estrutura.
O investimento foi em torno de R$ 2,7 milhões, o que possibilitou a implantação de um novo piso, além de acessibilidade; gradis; melhoria na iluminação; nova estrutura de sanitários; e reforma na infraestrutura elétrica. A obra também contou com a padronização dos espaços para as bancas dos feirantes, pintura e a construção de um palco para apresentações.
A feira conta com um comércio diversificado como tempero seco, frutas, roupas, carnes, verduras, peixe, tapioca, caldo de cana e o típico pastel. Além disso, tornou-se ao longo dos anos um espaço de convivência social, troca de experiências e ambiente de oportunidades para a comunidade.
De acordo com o prefeito, os permissionários vão poder trabalhar com uma estrutura muito melhor, protegidos da chuva e do sol, em condições dignas de exercerem as suas atividades e incrementar as suas rendas. “Que emoção entregar esse equipamento totalmente reformado. É uma obra de suma importância para os feirantes, para a população e para a cultura de Petrolina. Essa feira é um patrimônio de nossa cidade, que vai além da venda de frutas e verduras. Virou uma parte de nossa tradição. Essa obra vai humanizar essa área, torná-la mais atrativa, acessível e confortável. É a garantia de mais qualidade de vida e dignidade aos feirantes e as pessoas que utilizam o serviço“, destacou.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do deputado federal Fernando Filho, do estadual Antonio Coelho, do ex-prefeito Miguel Coelho e do ex-senador Fernando Bezerra.
Responsável por destinar emenda parlamentar para custear as obras, o deputado federal Fernando Filho destacou a importância do empreendimento e ressaltou que continuará destinando recursos para as próximas intervenções. “Vamos continuar ousando, batendo nas portas dos ministérios para que a gente possa avançar para as outras feiras que também precisam de intervenção. E Petrolina têm o nosso compromisso. Não vai faltar o apoio da nossa gente e nem o trabalho da nossa força política“, frisou.
Ex-prefeito
Enaltecendo a capacidade de Simão em administrar o município, o ex-prefeito Miguel Coelho afirmou que esse “é um sonho” não apenas dos moradores, feirantes e comerciantes, mas de todos que gostam de frequentar esse local. “Agora, essa parte da cidade vai poder desfrutar de um equipamento moderno, limpo, seguro por conta da iluminação e com internet disponível para poder ajudar na geração de novos negócios“, pontuou Miguel.
Ele também lembrou de sua primeira campanha à prefeitura, em 2016, quando ouvia milhares de pedidos por reforma de todas as feiras livres de Petrolina. “Com muita responsabilidade, assumi o compromisso de poder fazer as duas maiores, a da Areia Branca e a da Cohab Massangano. Não consegui inaugurar, mas Simão vai ter a alegria de colocar o nome dele na placa. Mas eu sei que o coração de quem é feirante sabe que comecei essa obra e viabilizei o dinheiro para podermos estarmos aqui na noite de hoje“, completou.
Coisas que não entendo em Petrolina: inaugura a obra, faz festa, alardeia na imprensa e não disponibiliza para o uso. Fui na feira hoje (dia da feira) e o espaço estava fechado e as barracas (horríveis, por sinal) estavam no mesmo local de antes. Não seria mais óbvio inaugurar e entregar logo à população?
Só não entendo pq com um gasto exorbitante como este, não conseguiram repor as 2 telhas que faltam na lateral da cobertura da feira. Como pode fazer uma reforma e o básico não ser concertado?
Reforma gambiarra para enrolar besta, é isso que vcs não entendem, desde o começo do mandato de Miguelito só faz gambiarra pior deixa pela metade não termina o dinheiro some e o povo fica a ver barcos,pois navios só no mar.
Coisa pra inglês ver
Quando o filho é bonito todo mundo quer ser o pai. Só esqueceram de informar que a verba de toda reforma era federal, a Prefeitura só pegou uma caroninha..
O famoso se colar, colou…..e colou. Naoirao repor mesmo.
Comparei a obra a muralha da China,pois levou mais de 2 anos de transtorno,barracas velhas na beira da BR,o trânsito caótico nos acessos regulares da COHAB Massangano, falta de seguimento da obra, ineficiência total.
Rapaz. Será que gastaram tudo isso mesmo? Sei não, viu? Alguém confia?
Haja dinheiro.