Por meio do Projeto ‘Educação que Transforma’, Petrolina realizou na última quinta-feira (26) a 1ª edição do Sarau da Geladeira, no Parque Municipal Josepha Coelho. A atividade é fruto de um termo de parceria entre universidades do município e o Transforma Petrolina, cujo objetivo é fomentar a cultura e estimular a leitura na vida escolar de estudantes do nível primário, fundamental e médio.
A programação do Sarau da Geladeira foi organizada por estudantes de pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE), com o apoio do Transforma Petrolina. A turma preparou poemas, contação de histórias, danças e outras intervenções artísticas para um público de cerca de 100 alunos da Escola Municipal Professora Eliete Araújo de Souza.
O nome do Sarau foi escolhido em alusão ao projeto ‘Geloteca’, que é uma geladeira desativada e estilizada, instalada há um ano, ao lado da sede do Transforma Petrolina. O equipamento funciona como uma biblioteca comunitária. De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a primeira edição do evento já sinaliza a importância do projeto. “Ficamos muito felizes com a quantidade de alunos interagindo e como esse tipo de prática pedagógica enriquece a jornada de cada um”, comemorou.