Completando seis anos de existência no próximo mês de dezembro, a ONG petrolinense ‘Água Para Irmãos com Sede’ cumpriu, no dia de ontem (12), mais uma etapa da importante missão social que desenvolve na região desde o início desse projeto. A equipe de voluntários foi até a comunidade Maraci Amador, na Zona Rural do município, entregar um total de mil litros de água armazenados em 15 caminhões-pipas, além de 15 cestas básicas, a famílias em vulnerabilidade.
Essa tem sido a tônica da ONG, que durante esse período conseguir engajar figuras públicas importantes para a causa. A primeira delas, a atriz Malu Mader; e uma das mais recentes, Sophia Abrahão, também atriz e apresentadora. Sophia veio a Petrolina acompanhar de perto esse trabalho.
Ao Blog, ela contou ter sido procurada pelo diretor da instituição, Sebastião Amorim, no primeiro semestre de 2018, o qual detalhou para ela todo o papel desenvolvido pela Água Para Irmãos com Sede. Sophia revelou que vários pedidos desse tipo chegam não somente a ela, mas a muitas figuras públicas. No entanto, frisa a atriz, nem toda ONG é séria.
“Chegam muitos contatos pra gente. Então a gente tem que ser criterioso, ir atrás para ver como funciona, porque infelizmente tem pessoas que não são tão idôneas. E quando a gente buscou informações sobre a Água Para Irmãos com Sede, a gente viu que realmente é muito sério o trabalho do Sebastião. A questão da água é muito importante. Às vezes na cidade a gente não tem essa dimensão do que acontece, por exemplo, a 40 quilômetros de Petrolina, que é uma cidade grande. Ou seja, a sede está muito mais perto do que a gente imagina”, destacou, acrescentado que esse é o primeiro contato que tem com uma ONG destinada a esse fim.
Para Sophia, o fato de haver grandes personalidades públicas engajadas no projeto reforça a credibilidade da ONG, sobretudo no que diz respeito à captação de novos parceiros.
Clube de leitura
Levar água a quem precisa é o principal foco da instituição petrolinense, mas tudo leva a crer que não deve ser o único. Além da visita à comunidade Maraci Amador, Sophia também esteve em outra comunidade rural – a Lindolfo Silva – para inaugurar o Projeto ‘Sede de Conhecimento’, idealizado pela Água Para Irmãos com Sede, com a entrega do primeiro Clube de Leitura na região.
Durante a pandemia de Covid-19, a atriz e a Harper Collins (uma das maiores editoras do mundo) fechou parceria para fazer doações de livros a crianças e jovens da região. “Acredito muito na educação, que infelizmente e um setor que tem piorado no Brasil”, pontuou. Há quatro anos ela mantém um clube do livro, e Sebastião Amorim resolver comprar também essa ideia. Por meio do clube, as crianças participarão do Projeto ‘Sede de Conhecimento’, que consiste na realização de um concurso cultural de redação. A atriz terá um papel direto no projeto, avaliando cada redação. As melhores serão premiadas.
O diretor Sebastião Amorim informou que, com a entrega de ontem, a ONG chegou a 4 milhões de água distribuídos a 500 famílias carentes da região, nesses seis anos. Ele informou ainda que o clube de leitura será o primeiro de vários que levarão, inclusive, o nome de Sophia, por sua importante colaboração ao projeto. “Estamos muito felizes. Acho que nosso trabalho está indo muito bem, as pessoas estão aderindo cada vez mais. Temos credibilidade, seriedade no que fazemos, e o melhor: a gente atende as pessoas que mais precisam”, ponderou.
1.000 litros de água cabem num FIAT UNO. Carro pipa não resolve o problema de ninguém, não é solução nem paliativa. Os Governantes precisam se preocupar em produzir água nessas localidades, fazendo com que essas pessoas em vulnerabilidade por falta d’água deixem de ser um estorvo e ainda gerarem holofotes. O homem do sertão do Semiárido não precisa mais do que 20 m³ de água por dia para produzir seus alimentos, ter água para os seus animais e viver com dignidade. Ele tendo esse volume de água, além de deixar de ser um estorvo para os governantes, não precisará se deslocar para os grandes centros em procissões a procura de comida. Vamos fazer barragens subterrâneas em todo esse Semiárido e produzir água o ano todo.
EU PRECISO DE DOAÇÃO DE ALIMENTOS