Com a presença de todos os vereadores, os quais foram devidamente testados para detecção do novo coronavírus (Covid-19), a Câmara Municipal de Juazeiro (BA) retomou na manhã desta segunda-feira (10) as sessões plenárias presenciais. A rotina, no entanto, permanece sob restrições em virtude da pandemia: os vereadores vão trabalhar usando máscaras e mantendo o distanciamento recomendado pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU). Além disso, não haverá público nas galerias.
O presidente da Mesa Diretora, Alex Tanuri (PP), lembrou que essa última foi uma decisão tomada por todos os vereadores. Ao passar a palavra ao prefeito Paulo Bonfim para a mensagem de início dos trabalhos, Tanuri agradeceu o respeito e a deferência do gestor com a Câmara.
Ao longo de 15 minutos o prefeito listou as realizações de sua gestão, comparando número de creches existentes, número de escolas climatizadas, residenciais construídos, percentual abrangido pelas equipes de saúde e o trabalho realizado em Juazeiro, durante a pandemia, que manteve a cidade muito abaixo dos níveis de infecção de cidades similares.
“Está tudo resolvido, Paulo Bomfim? Está longe. O desafio é muito grande e é preciso que gente precise continuar trabalhando para melhorar a vida das pessoas“, declarou o prefeito.
Minuto de silêncio
Ao final da sessão o presidente Alex Tanuri convidou o prefeito e demais pares a ficar um minuto de pé, em silêncio, em solidariedade às famílias dos mais de 100 mil mortos pela Covid-19 no Brasil e as 66 mortes em Juazeiro. A Câmara de Juazeiro é a primeira a retomar os trabalhos de forma física, com as devidas precauções. A próxima sessão, com os trâmites normais, acontece nesta terça-feira (11), a partir das 9h. O público poderá acompanhar pelas plataformas digitais, no YouTube e Facebook do Legislativo Municipal.
Nada de novo, somos por natureza hipócritas. Quando é que vai ser a homenagem aos mais de Quarenta Mil que cometeram suicido por não terem o que comer em casa? usar as mortes para fazerem política, é muita hipocrisia.