A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a conta de luz deverá seguir com a taxa extra mais elevada no mês de julho. Caso seja confirmado, esse será o terceiro aumento de 2021. Nesta terça-feira (29), a Aneel fará reunião para definir o novo valor da taxa. O Brasil paga o valor da bandeira vermelha patamar dois, com tarifa de R$ 6,24 a mais a cada 100 quilowatts/hora (kWh) consumidos.
O sistema de bandeiras tarifárias aponta o custo real da energia gerada. O funcionamento, com as cores verde, amarela ou vermelha (patamar 1 e 2), indica se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.
A principal razão para o aumento é a seca nas principais bacias hidrográficas que abastecem o país, por causa de um baixo de volume de chuvas na região dos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste. Esse é o menor volume registrado nos últimos 91 anos.
Há muito tempo o país ficou refém das hidrelétricas, graças aos jumentos da ditadura militar, que privilegiaram as grandes empreiteiras com as caríssimas e dispendiosas hidrelétricas, o resultado não poderia ser menos pior, somado à péssima política monetária do governo Bolsobosta.
Enquanto isso o governo segue desperdiçando dinheiro dos pobres em fontes de energia de potenciais ridículos, como a energia solar e eólica, em detrimento da muito eficiente energia nuclear.
Sim precisamos de menos turbinas e painéis fotovoltaicos, e mais reatores nucleares.