Após a repercussão da notícia sobre um assaltante que foi preso e conduzido por PMs no reboque de uma motocicleta, na manhã de hoje (28), no distrito de Rajada, zona rural de Petrolina, o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) emitiu nota de esclarecimento sobre o fato.
De acordo com o Coronel André Rodrigues, os policiais foram obrigados a fazer a condução emergencial com o auxílio do reboque, porque o indivíduo que havia efetuado um assalto sofreu uma fratura exposta na perna direita e estava prestes a ser linchado. Na nota, ele ainda “exalta a ação dos policiais que não mediram esforços em cumprir nossa missão precípua, preservando a vida e combatendo a criminalidade.”
Acompanhe, na íntegra:
O 5° Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco, vem através dessa nota informar à população de Petrolina que na manhã de hoje, no distrito de Rajada, uma equipe de policiais militares foi obrigada a fazer uma condução emergencial em uma motocicleta com reboque, pois um indivíduo que havia efetuado um assalto naquela localidade sofreu um acidente durante a fuga, apresentando uma fratura exposta na perna direita.
No local da ocorrência, o policiamento se deparou com uma grande quantidade de populares revoltados e propensos a espancar o suspeito. Diante da situação, não houve outra alternativa para o policiamento senão a remoção imediata do suspeito daquele local, a fim de preservar a integridade física, não somente do elemento detido, quanto da própria população.
O mesmo foi encaminhado para o Hospital de Traumas, onde foi submetido a uma cirurgia e o boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia Civil para serem adotadas as medidas cabíveis. Com o elemento detido foi apreendido um revólver calibre .38, com 01 munição deflagrada e 05 munições intactas.
A Polícia Militar exalta a ação dos policiais que não mediram esforços em cumprir nossa missão precípua, preservando a vida e combatendo a criminalidade.
Coronel André Rodrigues/Comandante do 5º BPM
O foco é a falta de viatura.
O uso da motocicleta se deu pela falta de equipamentos da polícia.
A ação dos policiais deve ser exaltada, no entanto, os riscos se intransponíveis.
O estado necessita olhar com mais cuidado para os distritos.
Na verdade, o inverso é que não poderia ocorrer: o flagranteado carregar o reboque nas costas e ser puxado pela moto ou o PM carregá-lo nas costas. No tempo de Lampião, o cabra preso seguia o cavalo com uma corda no pescoço. A verdade, também, é que o Brasil é o pior lugar do mundo para se ser militar ou policial civil. Se acertar, tá errado. Se errar, tá mais errado ainda. Uma das razões que sempre manterá o Brasil no atraso em que se encontra, é o fato de que aqui todo mundo se passar por vítima. Aqui, ninguém é culpado de nada e nem deu causa a nada. É o país dos santinhos, no qual falta tudo para a polícia e ninguém diz nada. Agora, que ver o povo se manisfestar tire o pão e o circo, tire o carnaval. Avante policiais, continuem trabalhando, ainda que sem a consideração devida e o salário devido em o nome do cumprimento do dever e da consciência de cada um de vocês.
Na verdade o Brasil é o melhor lugar para ser policial, pois essa gente trabalha pouco e ganha muito, assim o como resto da máf…, ops, funcionalismo público. Vejam os números que estas duas instituições apresentam, muito aquém do mínimo que deveria se esperar de um serviço de extrema importância e que custa muito caro para o contribuinte. Ou seja a polícia brasileira hoje é CABIDE DE EMPREGOS, imprestável, inútil e CARA! Se fosse um serviço privado eu jamais contraria um serviço porco destes.
Otário. Se tu passar a metade do dia a dia de um policial, tu entra em desespero. No anonimato e atrás de uma tela é muito fácil falar merda.
Velho, deixa d ser IMBECIL. Policiais são gente digna, estudiosa – por isso fora aprovados em concurso, coisa que anencéfalos como você é incapaz, dai a agressividade, reflexo da inveja – E MAFIOSO É VOCÊ E A GENTINHA QUE VOCÊ DEFENDE, respeite a polícia, até porque quem não gosta de polícia é vagabundo, bandido, que provavelmente é seu caso.
O 5° BPM EXALTA OS POLICIAIS, MAS NÃO EXPLICA PORQUE NÃO COLOCOU O PRESO NA VIATURA.
Pelo que eu saiba, a prisão foi feita por populares e isto somente foi possível porque o bandido quebrou o pé ao cair da moto. Os policias que transitavam por lá recebeu o bandido preso. A moto e o reboque foram cedidos por populares de lá, já que a polícia não tem viatura, há muito reclamada. O risco de lixamento não se deve levar em conta, principalmente, porque a comunidade é historicamente ordeira e ostenta este título desde sua origem. Naturalmente, se o descaso continuar por conta dos poderes público as pessoas de lá já se organizam para fazerem o que lhes resta ter que fazer. As autoridades constituídas terão que assumir as consequências pela sua falta de sensibilidade às inquietudes daquela gente.
Parece filme. Humilhante até.
Imaginar em cometer um delito,
Efetuar e dar com a cara ao mundo.
Creio nunca mais fazer.
A próxima a condução será numa carroça
E talvez com jumento desembestado pra que a humilhação sejá breve.