No momento em que os petrolinenses clamam por segurança pública, a informação do suposto deslocamento de mais de 100 policiais militares de Petrolina para fazer a segurança nas festas de São João em Caruaru (PE), no Agreste, revoltou muita gente. Mas o comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar (5ºBPM), tenente-coronel Ricardo Peres, garante que tudo não passa de boatos.
A denúncia foi feita na manhã desta terça-feira (21) por alguns leitores do Blog, que questionaram a notícia. Mas de acordo com o comandante, os números não correspondem à realidade. Segundo ele, apenas 22 policiais militares lotados em Petrolina foram enviados ao município de Caruaru.
O tenente-coronel explica ainda que o deslocamento já estava dentro do planejamento da PM e que o fato não interfere nos trabalhos a polícia durante os festejos do São João do Vale, em Petrolina.
“Apenas 22 homens foram enviados para Caruaru e a população pode ter certeza que isso não prejudica o nosso trabalho, porque já estava dentro do nosso planejamento. Neste período, todos os policiais que estão de férias são convocados para trabalhar, então está tudo planejado e não há prejuízos no nosso trabalho aqui”, explicou Peres.
Más condições
O comandante também se pronunciou acerca das denúncias das más condições no alojamento dos policiais deslocados para Caruaru. Segundo as informações, mais de 250 policiais teriam sido “jogados” num galpão no distrito de Caruaru com apenas dois banheiros e sem estrutura alguma.
Sobre o assunto, Peres garantiu que todas as condições de trabalho foram dadas aos policiais e que, caso tenha existido algum problema, o mesmo já deve estar sendo corrigido.
“Aqui nós demos todas as condições de trabalho, transporte tudo como deve ser. Sobre a situação dos alojamentos lá [Caruaru], de fato, não sei como está, mas acredito que se houve algum problema já foi, ou está sendo resolvido”, disse Peres. Segundo o comandante, o 5º BPM conta atualmente com um efetivo de cerca de 150 Policiais Militares que estão empenhados na segurança pública do São João do Vale.
Tá explicado o porque da prefeitura junto com o comando da PM de Petrolina proibir todo e qualquer evento até final do período do São João em Petrolina que não seja o da prefeitura, na nota se dizia que não teriam como dar segurança aos demais eventos. Pudera, estão optando por dar segurança ao povo de Caruaru com policiais de Petrolina ao invés de seus moradores…
ta explicado pq eu liguei p 0 190 e niguem atendeu,num domingo a noite,petrolina esta abandonada só tenho isso a dizer
Aqui já é desassistido pela PM e ainda manda PM pra outra cidade? Isso é um absurdo.
BOA NOITE ,CARLOS BRITO aqui em Juazeiro também não e diferente. outro dia liguei pra 190 e uma mulher atendeu , mais nunca mandou a viatura no local posto dourado próximo a upa.
Um absurdo por a segurança do petrolinense em risco para apoiar o São João de outra cidade. Já temos poucos policiais. Comparando Petrolina, cidade de 350.000 habitantes, que tem 400 policiais militares, com Juazeiro(218.000) que tem 1.200, vê-se que o Governo de Pernambuco discrimina nossa cidade e a trata com desdém. Mas a hora desse grupo está chegando. A nova política tão badalada não passa da velha política. E o tempo é o senhor da razão.
Não seria mais correto fazer a segurança de Caruaru com policiais da capital (Recife), uma vez que tem maior efetivo, está mais próximo e não tem tradição em festejos juninos como Caruaru e Petrolina.