O comandante geral da Policia Militar da Bahia (PMBA), coronel Anselmo Brandão, esteve em Juazeiro no último final de semana e realizou um encontro com alunos soldados pertencentes ao núcleo do 3º Batalhão de Ensino Instrução e Capacitação (BEIC), acompanhado do titular do Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN), coronel Anselmo Bispo, e do comandante do Batalhão Escola, coronel Jorge Sampaio. Na ocasião, o comandante geral conversou sobre a responsabilidade de usar a farda da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e sobre os bons exemplos a seguir.
O comandante ainda tirou dúvidas e falou da importância de se vocacionar, independente do motivo de alistamento na careira, pontuando sempre a importância que a figura do policial representa na sociedade.
Posteriormente, o coronel Anselmo Brandão seguiu para reunião com todos os comandantes de unidades da Região Norte, que engloba 53 municípios, sendo que 15 unidades policiais militares atendem esse quantitativo. Na ocasião ele falou sobre o policiamento nas eleições e de como deve ser o monitoramento e intervenções em caso de distúrbios, bem como em crimes eleitorais.
Elogiou, ainda, o empenho para alcançar a redução dos índices de criminalidade, pontuando que a meta estadual é de 6%. “Neste parâmetro praticamente dobramos, chegando quase em 12%, o que nos leva bem próximos a meta nacional que é de 13%“, enfatizou. Ele destacou também que a diminuição dos índices não seria possível sem o apoio da comunidade.
Equoterapia
Em seguida, o coronel visitou as instalações do novo Projeto Social da PMBA em parceria com a comunidade e empresários da região, onde irá implantar na sede do 3º BEIC a equoterapia, um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo nas áreas de saúde, educação e equitação, onde busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais, principalmente para as crianças de baixa renda. Por fim, o comandante geral concedeu entrevista a uma rádio.