Uma capacitação para representantes de escolas da rede pública de Petrolina levará aos gestores temas como combate à violência – física, sexual e psicológica – e ao cyberbullying (ato de humilhar pelas redes sociais), além do uso de drogas pelos jovens. A iniciativa, promovida pela Vara da Infância e Juventude, acontecerá nesta quinta-feira (30), no Salão do Júri do Fórum Dr.Manoel Souza Filho, das 8h às 17h.
Foram convocados para um representante dos educadores e um dos alunos de 102 instituições de ensino, sendo 68 da rede municipal e 34 da estadual. O objetivo é orientar professor e aluno para desenvolverem medidas que visem à prevenção e intervenção de situações de risco na área da infância e da adolescência, no ambiente escolar.
De acordo com o juiz da Vara da Infância e Juventude, Marcos Bacelar, os participantes terão a responsabilidade de serem multiplicadores da experiência junto às suas respectivas escolas. “Acreditamos que podemos reduzir os índices de ocorrências negativas no ambiente escolar com a participação conjunta entre professores, alunos e pais“, explica o magistrado.
No ano de 2014, a Vara da Infância já apurou mais de 700 procedimentos judiciais relativos às demandas nas escolas da cidade. Em 2013, esse número era apenas de 137. Entre os problemas mais comuns estão a indisciplina, evasão escolar, violência física, Bullying, drogas e ameaças de agressão. Os parceiros do programa que também participarão do evento são o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Polícia Militar, Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), Secretaria Municipal de Educação, Gerência Regional de Ensino (GRE) e Conselho Tutelar.
MUITO BOMPARTICIPEI E GOSTEI MUITO, SO ASSIM CONSTRUIMOS UM PAIS MELHOR