Começou ontem (8), em Petrolina a primeira etapa da campanha de vacinação contra a Influenza H1N1. Nesse primeiro momento serão imunizados trabalhadores de saúde de hospitais públicos, privados e unidades básicas de saúde, envolvidos na resposta à pandemia, além dos indígenas.
Dentro do primeiro grupo, estão incluídos médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza, segurança, motoristas de ambulâncias, profissionais de investigação epidemiológica de H1N1 e outros que atuam em unidades de assistência aos pacientes. A vacina está sendo disponibilizada nos 52 postos de saúde da zona rural e zona urbana no município de Petrolina. A estimativa é que durante toda a campanha sejam vacinadas 140 mil pessoas.
Segundo a enfermeira e Coordenadora do Programa Municipal de Imunização (PNI), Cristiane Souza, é importante que a população siga o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde. “As pessoas devem respeitar o cronograma, indo às unidades de saúde somente na data estabelecida para o seu grupo, porque existe um limite de vacina estabelecido de acordo com cada faixa etária, condição física, além das profissões que apresentam maior risco. Por isso, não adianta ir fora da data, porque não teremos vacina para imunizar a todos de uma única vez”, informa. Cristiane ressalta ainda que somente as gestantes poderão ser vacinadas em qualquer etapa da campanha.