As comemorações da Independência do Brasil em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) terão início logo no começo da manhã desta sexta-feira (7). Por conta da programação, o trânsito na área central das duas cidades sofrerá alterações.
Na cidade pernambucana, as comemorações terão início às 8h com o hasteamento das bandeiras em frente à prefeitura municipal, na Avenida Guararapes. Em seguida, o prefeito Miguel Coelho irá recepcionar os militares e as autoridades e depois fazer a revista às tropas. Depois disso, as tropas militares vão desfilar pelas avenidas Souza Filho e Guararapes, a partir das 9h45. O desfile terá início na Praça do Bambuzinho, centro da cidade e o trajeto segue pela Avenida Guararapes com chegada na Praça das Algarobas.
As comemorações contarão com desfile do Colégio da Polícia Militar; Marinha; Exército; Aeronáutica; Polícia Militar; 2º Batalhão Integrado Especializado (BIEsp); 4º Grupamento de Bombeiros; Policia Rodoviária Federal; Guarda Municipal; Militares da Reserva; Desbravadores e Clube de Aventureiros.
Trânsito
Com o objetivo de garantir a segurança para as pessoas que forem assistir ou participar do desfile, a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) fará interdição nas Avenidas Guararapes, Souza Filho e nas ruas adjacentes, a partir das 7h desta quinta-feira. As vias serão liberadas após o término do evento.
No que diz respeito às linhas de ônibus que circulam nas Avenidas Guararapes e Souza Filho, o trajeto será modificado por conta do desfile. As linhas que transitam pela Avenida Fernando Góes irão seguir pela Avenida das Laranjeiras, em direção à Rua Dom Vital e passando pela Avenida das Nações até a Orla e de lá seguem o trajeto normal.
Juazeiro
Com o tema ‘Amo Juazeiro! Minha Cidade, Meu Lugar!’, as escolas municipais, estaduais e privadas vão contar no Desfile Cívico de 7 de Setembro deste ano, a história, cultura, lendas, personalidades, irrigação, o desenvolvimento e as particularidades do município de Juazeiro.
A programação terá inicio com o Hasteamento das Bandeiras às 7h30 no Paço Municipal com a presença do prefeito Paulo Bomfim e autoridades. Às 8h30 tem Revista às Tropas, ao lado dos Correios, em seguida acontece o Desfile Militar a partir das 8h30 e às 9h o Desfile Cívico com as escolas, grupos da sociedade civil de Juazeiro. O encerramento será com a Marcha da Diversidade, que na sua terceira edição vai levar para o desfile a mensagem da luta contra a LGBTFobia, o racismo, o machismo e demais formas de opressão, com o tema ‘Amo Juazeiro e não aceito preconceito’.
Novidades
Uma das novidades do evento este ano é o Camarote da Inclusão, que será montado próximo ao palco das autoridades, um espaço adaptado para que as pessoas com deficiência assistam ao desfile com mais conforto. Os interessados devem procurar a Seduc até a quinta-feira (6) e as vagas são limitadas. Outra novidade será a transmissão ao vivo do desfile pelas redes sociais e dois telões que serão montados, no inicio da Orla e na Avenida Adolfo Viana.
O abre-alas do Desfile Cívico vai contar com a apresentação ‘O Povo e Arte num Canto de Amor a Juazeiro’, uma composição cênica coreográfica de um grupo de atores bailarinos juazeirense. Em seguida desfila os pelotões dos alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil, crianças de 3 a 5 anos que vão contar também um pouco da história de Juazeiro, que este ano completou 140 anos de emancipação.
A concentração e o início do desfile das escolas será na Orla 2, seguindo por toda extensão da Orla 1, entra na Avenida Adolfo Viana e finaliza na Rua Oscar Ribeiro. O evento é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc).
Trânsito
A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) informou que, partir das 21h desta quinta-feira (6), o trecho que compreende da Orla I (cruzamento com a Avenida Adolfo Viana) até a Orla Nova estará interditado.
Na sexta-feira (7), a interdição será das 6h30 às 14h, ao longo de todo percurso do desfile, que começa na Orla I, segue pela Avenida Adolfo Viana e entra na Avenida Oscar Ribeiro. Além do percurso do desfile, outras vias do entorno também estarão interditadas: Av. Santos Dumont (das 6h30 às 10h), Travessa Edson Ribeiro (das 6h30 às 10h).
“A CSTT alerta aos condutores para não estacionarem nessas áreas durante os horários citados, caso haja descumprimento os veículos serão guinchados e encaminhados ao pátio da Companhia“, alertou.