A retirada dos ambulantes da área das agências bancárias, no centro de Juazeiro, na manhã de ontem (07) trouxe a tona um problema que afeta os pedestres, os veículos e a organização das ruas da cidade.
O secretário de Infraestrutura, Flávio Luis, alegou que a ação foi baseada no Código de Postura do Município, que determina que é proibido embaraçar ou impedir por qualquer meio o livre trânsito de pedestres ou veículos nas ruas, praças, passeios, estradas e caminhos públicos.
Na Avenida Adolfo Viana é comum o pedestre se deparar com comerciantes, principalmente de motocicletas, que se utilizam dos espaços das calçadas e até mesmo da própria avenida para expôs seus produtos.
Diante dessa situação é de se esperar que a Lei que é válida para o trabalhador informal seja a mesma para esses comerciantes.
Os camelôs nem eram nem para estar em local nenhum… 99% dos produtos são contrabandeados ou falsificados…. falsificação e pirataria é crime.. a lei tem que ser cumprida.
O Código de Postura é desconhecido por todos os juazeirenses, seja pelos comerciantes, ambulantes ou qualquer outro da comunidade. Cada um faz o que quer, põe a mercadoria na calçada, muito comum na Travessa da Maravilha, em alguns pontos da Adolfo Viana, na Av. Raul Alves, enfim, nunca se teve uma ação educativa e sequer punitiva. Além do mais, em alguns bairros os moradores sequer quer saber o horário que passa o caminhão coletor de lixos, coloca o lixo no dia e horário que desejar, a exemplo da Rua do Paraíso, no único prédio daquela rua, no mais são entulhos, mercadoria, animais…
Precisa que a Prefeitura tomar medidas mais energicas, pois nem código de postura e nem de trânsito são respeitados neste município.
Existe Lei para tudo, mas não são cumpridas pois falta ESTADO em nosso país.
Por demais vemos as autoridades IMPOTENTES frente a diversas situações que presenciamos na cidade. Muitas vezes infrações grosseiras mais que ELES não fazem NADA.
Para um cidadão ver cumprido as normas que regem a organização de uma sociedade ELE TEM que se EXPOR ir a presença das autoridades e EXIGIR que as Normas e Leis sejam cumpridas.
Dessa forma com a ação do cidadão, eles levantam o traseiro de suas poltronas (que esperam ansiosamente o final do santo mês só para receber o salário) e vão trabalhar. Sob PRESSÃO dos cidadãos.
Quer DIZER as AUTORIDADES só funcionam através de PRESSÃO da sociedade e dos meios de comunicação.
Parabéns Britto.