Os comerciantes das avenidas da Integração, Honorato Viana e Sete de Setembro receberão, nesta segunda-feira (5), orientações acerca da coleta seletiva. A iniciativa será realizada pela Secretaria de Infraestrutura de Petrolina e as cooperativas de catadores de lixo.
A ação visa a sensibilizar os donos de estabelecimentos para a prática da separação do lixo sólido e seco, que é recolhido pelas cooperativas envolvidas no projeto. Os comerciantes ainda poderão realizar o cadastramento gratuito para a participação no programa de coleta seletiva. A documentação exigida são os dados cadastrais do estabelecimento e do proprietário.
Segundo Rosivaldo dos Santos, responsável pela ONG Ecovale (parceira do programa), mediante o cadastro a coleta será imediata. “Os comerciantes fazem o diferencial nesse processo de desenvolvimento da coleta seletiva na nossa cidade. Através desse trabalho, eles podem ajudar a gerar renda para as associações de catadores e oportunizar qualidade de vida para a população em geral”, explicou.
Todo o material recolhido será destinado à Cooperativa dos Catadores de Petrolina Renascer, Cooperativa dos Catadores e Materiais Recicláveis do Raso da Catarina (Coomarca) e à Associação de Agentes Ambientais (Asagamp). Segundo informações da assessoria de comunicação da prefeitura, desde o início do ano as entidades já recolhem todo material da área central do município no período noturno.