O recém-criado Feriado da Consciência Negra (20 de Novembro), além da Data Magna de Pernambuco (6 de Março), serão permutados com a segunda e terça-feira do Carnaval de 2025 – que cairão no dia 3 e 4 de março. A decisão foi tomada conjuntamente entre o Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas) e o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio (Sintcope), com base na cláusula 50, da Convenção Coletiva vigente, que versa sobre troca de feriados.
Portanto, em razão da permuta, o feriado nacional da Consciência Negra – a ser comemorado no próximo dia 20/11 – será considerado dia útil e o comércio varejista de Petrolina funcionará normalmente, bem como o próximo 6 de Março.
Deveria postar a clausula referida também.
É uma pena que tudo seja tratado levando em conta a questão econômica, pois os feriados da “Data Magna e da Consciência Negra” foram criados para promover a valorização cultural e reflexão sobre o racismo que continua impregnado na sociedade. Transferir a comemoração para o período do carnaval é a mesma coisa que extinguir as referidas datas comemorativas.
É simplesmente um tapa na cara do trabalhador que tem como base seu esforço para ganhar o pão. Já não basta essa escala 6 X 1 que tem que acabar os empresários e os políticos são todos farinha do mesmo saco. O mundo capitalista envolve suas próprias atitudes onde o trabalhador tem que morrer se quiser viver. O mix chegou na região para transformar os trabalhadores em escravo branco tirando o feriado do dia do trabalhador e comerciários. E os outros estão indo atrás. Chega…
Não esqueça de que o sindicato (representante dos trabalhadores) concordou com a mudança. Então não é só um problema dos políticos e empresários. Sindicato é uma máfia que está aí para defender somente a sua própria subsistência e nem um pouco preocupada com o trabalhador. Engana-se quem pensa diferente.
Este acordo foi somente para o comércio e o feriado permanece para os demais setores como serviço?
Uma decisão ridícula e sem fundamento, sindicato comprado
Isso é um absurdo é uma escravidão trabalho em pleno feriado nacional o sindicato era pra ter mais pena dos trabalhadores em pleno feriado aonde nós trabalhadores temos o prazer de descansar em um só feriado. São todos ambicioso.