Aprofundar o debate sobre a atual conjuntura vivenciada pelo homem do campo, para decidir as intervenções que a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pode fazer, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento rural sustentável do Estado. Esse é o objetivo das reuniões que vêm sendo promovidas pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Casa de Joaquim Nabuco. Nesta quarta-feira (12), às 9h, o encontro será com trabalhadores e trabalhadoras rurais, além de organizações e movimentos sociais. Entre as organizações confirmadas estão a Fetape, Fetaepe, MST, Caatinga e Serta.
A ideia é que sejam trazidas informações sobre como as políticas públicas estão chegando às famílias rurais, e que sejam apresentadas proposições para a superação dos desafios existentes. Dentro da proposta de trabalho da Comissão, que é presidida pelo deputado Doriel Barros, já houve uma escuta de representantes do agronegócio e está prevista, para o dia 26 de junho, uma reunião com órgãos governamentais que atuam no meio rural.
Após essas discussões, a Comissão deverá se debruçar sobre a sistematização das informações para decidir as pautas a serem priorizadas e as ações parlamentares que podem ser propostas, no sentido gerar impactos positivos para os homens e mulheres que vivem e trabalham no campo.
São integrantes titulares da Comissão, ainda, Clóvis Paiva (vice-presidente), Antônio Coelho, Henrique Queiroz Filho e Roberta Arraes. Na suplência, estão Antônio Moraes, Antônio Fernando, Claudiano Martins Filho, Gustavo Gouveia e Isaltino Nascimento.