A comissão executiva do PT em Petrolina devolveu no mesmo tom os questionamentos levantados pelo ex-deputado federal Osvaldo Coelho (DEM) ao ex-presidente Lula, durante passagem do líder petista na cidade, semana passada, em relação à falta de investimentos na agricultura irrigada.
Em nota, a comissão ironiza ao argumentar que as perguntas de Osvaldo poderiam ser respondidas pelos sobrinhos dele, o ex-ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, e o ex-presidente da Codevasf, Clementino Coelho. Confiram:
As perguntas sobre irrigação que fez o Ex-deputado Osvaldo Coelho poderiam ser respondidas pelos seus sobrinhos Clementino Coelho, ex-presidente da Codevasf; e Fernando Bezerra Coelho, ex-ministro da Integração Nacional, que enquanto comandante daquele órgão teve toda autonomia e confiança do governo federal, inclusive nomeando seu tio, ex-deputado Osvaldo Coelho, como membro do Comitê Técnico Consultivo para o Desenvolvimento da Agricultura Irrigada.
Desde o início da construção do Projeto Pontal o então presidente Clementino Coelho defendeu a Parceria Público Privada (PPP), que não progrediu por diversos fatores. Porém, com a chegada do seu irmão Fernando Bezerra Coelho ao Ministério da Integração Nacional, fez pior: mudou a regra para Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), valendo-se do Decreto-Lei Nº 271 de 28 de Fevereiro de 1967, ou seja, do período da ditadura militar que instituía a concessão de uso de terrenos públicos ou particulares, que nos parece inapropriado para o caso do Pontal.
Como se não bastasse, ganhou a concessão um empresário cuja atividade nada tem a ver com irrigação, o Sr. Roberto Viana, empresário, dono da Petra Energia – empresa do ramo de petróleo, que possui relações familiares com o então Governador Eduardo Campos.
Imitar o governo daquela dita “revolução” também não interessa ao PT, porque os lotes do Projeto Nilo Coelho não representam a reforma agraria, ainda hoje penam os colonos para pagarem suas terras e infraestrutura.
O que nos consta, os ricos como Dr. Osvaldo Coelho e seus familiares ficaram com as melhores áreas, com canais de irrigação exclusivos para suas atividades. O Ex-deputado poderia aproveitar para dizer o tamanho da sua dívida e de seus familiares junto aos bancos públicos. O valor destas dividas poderiam transformar muitos pobres em ricos.
Comissão Executiva Municipal/Partido dos Trabalhadores de Petrolina
Esse pessoal do PT é engraçado mesmo. mas vamos esclarecer algumas coisas:
1. A gestão de Clementino e de Fernando foi toda durante a Presidência de Lula e Dilma. Tudo que foi realizado na Codevasf e pelo Ministério da Integração teve a anuência dos Presidentes da República. Todo esse processo passou pelas esferas legais da Republica. Se foi aprovado é porque é dentro da lei. Ou vão dizer que Lula e Dilma não sabiam de nada?
2. Ninguém pode mais ficar eternamente nas costas do governo. Esse modelo proposto para ocupação do Pontal, Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), DESONERA o Governo Federal de muita coisa. Além de simplificar a sua ocupação e evitar a utilização política do empreendimento na indicação dos futuros colonos.
3. Se não fosse assim, hoje o PONTAL seria ocupado por pessoal sem a menor vocação agrícola. mas que sem dúvida seriam familiares da Deputada ou naturais de Granito, Afrânio e Rajada. Essa ocupação unicamente favoreceria a barganha política e a compra indireta de votos. Esse é o motivo real do ódio do PT.
2. Dívida em banco público faz quem quer gerar emprego e renda para população. O pai da Deputada Isabel Cristina, se não me falha a memória, trabalhou numa dessas empresas da família Coelho. Acredito que com o dinheiro suado e honesto deve ter criado toda a família. Pra que esse ódio minha Senhora?
Ser empresário no Brasil parece ser uma afronta para esse pessoal do PT, no entanto é a geração de emprego que move essa grande engrenagem. Foram os empreendedores que transformaram Petrolina e o vale do São Francisco no que é hoje. Esse ódio do PT contra empresário não cola mais. Não sei por que nessa hora eles não lembram de Lulinha. E tudo FRIBOI e tá tudo dominado.
Pelo menos a geração de riquezas pela iniciativa privada é bem diferente dos dinheiros fáceis do mensalão e da Petrobras, que se realmente fosse devolvido ” poderia transformar muitos pobres em ricos.”, como afirma a Comissão Executiva Municipal/Partido dos Trabalhadores de Petrolina…
Essas declarações é como enfiar o dedo na ferida. E como já sabemos, no projeto da irrigação, a familia Coelho foi bem beneficiada com a mesma!
Mafaldo, nem um nome de homem vc escolheu mesmo sendo,, parece que a melhor defesa é o ataque, ódio?? logo vcs falando de ódio? e o que foi a declaração do seu patrão foi um afago? ele pode , deixe que vamos chamar a VEJA pra conhecer o Nilo Coelho desde a estação de captação, vcs além de odiosos são preconceituosos e se esconde em máscara, tire a máscara e venha pro debate
e pra gerar empregos tem que dever aos bancos e não pagar?