A deficiência da distribuição de água (potável e para irrigação) nos lotes do perímetro Icó-Mandantes, em Petrolândia, foi alvo de críticas durante visita técnica da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O encontro realizado na última quinta-feira (04) reuniu cerca de 500 agricultores e teve a participação de representantes da Codevasf e vereadores do município.
O autor do requerimento para a visita, deputado Rodrigo Novaes, do PSD, acredita que vistoria presencial contribui na solução do problema. O parlamentar questionou a qualidade da água potável, suspeita de estar contaminada, segundo ele, por agrotóxico. Mais de duas mil famílias estão distribuídas em 16 agrovilas e são abastecidas com água para irrigação e consumo por cinco estações de bombeamento no Icó-Mandantes.
Para o vereador de Petrolândia, Rogerinho Novaes, do PSL, os pontos mais críticos são a distribuição de água para o consumo humano e agrícola. “Algumas agrovilas não tem água nem para lavar roupa, e os moradores precisam descer até o rio. A situação é crítica, e é necessário um desassoreamento de um canal em caráter emergencial”, disse o vereador.
O presidente da Comissão da Alepe, Diogo Moraes (PSB), informou que será criada uma subcomissão para acompanhar os trabalhos por meio de reuniões com o Ministério da Integração, Governo do Estado, Chesf e Codevasf.