Mobilizar a sociedade civil e o poder público na busca de soluções para o problema da insegurança alimentar na região. Esta é a proposta da oficina realizada pela Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontece nos dias 12 e 13 de fevereiro, no Hotel Rio Center, em Juazeiro.
O evento faz parte das ações do Projeto “Construindo Capacidades em Segurança Alimentar no Brasil e em Angola”, um projeto piloto que vem sendo implementado em parceria com o Centre for Studies in Food Security, da Universidade canadense Ryerson University e o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
O principal objetivo da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional é estabelecer a política de segurança alimentar nutricional da região, cuja meta é assegurar a todos os cidadãos o acesso ao direito humano básico aos alimentos em quantidade e qualidade necessárias ao seu desenvolvimento e à nutrição, desde a gestação até a idade adulta.
Durante a oficina serão analisadas as situações de insegurança alimentar e nutricional na região do Sub-médio do São Francisco, assim como os seus determinantes. A proposta é aprofundar o debate sobre Segurança Alimentar e Nutricional identificando as principais estratégias para a construção e fortalecimento de políticas e programas de SAN para o Território Sertão do São Francisco.