A indefinição em torno das comissões da Câmara Municipal de Petrolina ainda deve continuar por mais tempo do que se imagina. Na manhã de ontem (9) os líderes do bloco PT/PV/PSDB, Avante/PSD, além do Podemos e Republicanos foram surpreendidos por uma portaria baixada pelo presidente da Mesa Diretora, Aero Cruz (MDB), inviabilizando a convocatória que escolheria os membros e suplentes das comissões por um período de dois anos.
Nos últimos três anos, os líderes das legendas se reuniam dessa forma na Casa Plínio Amorim e definiam os integrantes das comissões. Caso houvesse mais de um vereador almejando o mesmo cargo em uma comissão, os líderes decidiam no voto.
Desta vez, porém, para baixar a portaria Aero se baseou no artigo 33 do Regimento Interno, que diz respeito à proporcionalidade dos partidos na Casa. O documento, inclusive, não menciona a reunião dos líderes que acontecia nos anos anteriores.
Para a bancada de oposição, a medida se deve simplesmente porque os governistas estão em minoria – têm três líderes de partidos, contra quatro da oposição. Pela proporcionalidade, as legendas com mais vagas nas comissões vão definir os integrantes. Segundo o vereador Professor Gilmar Santos (PT), essa é uma tentativa de evitar a eleição quando houver mais de um vereador querendo ocupar o mesmo cargo na mesma comissão. Mas ele acredita que, no momento em que Aero receber as indicações de todos os líderes e constatar esse detalhe, terá de fazer a reunião e colocar a escolha no voto. Mas Gilmar adiantou a este Blog que a oposição já está preparada para o contra ataque, se isso não ocorrer. “Nós estamos com as atas, e a depender da decisão que vier, existe uma disposição nossa em judicializar”, pontuou o vereador.
O galeguinho perdeu o pode agora quero ver o que se achava poderoso resolver as coisas.