Debater, planejar e executar ações ambientais que fortaleçam a recuperação das bacias do Rio São Francisco são trabalhos de toda a comunidade e dos órgãos responsáveis com o meio ambiente. É dessa forma que a Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco (CCRSMSF), órgão que faz parte do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco atua na preservação do rio e no manejo correto das suas águas.
A primeira reunião ordinária da Câmara Consultiva aconteceu nesta quinta-feira na sede da OAB Seccional Juazeiro, norte baiano. O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim esteve presente e falou das ações realizas pelo município em prol da preservação do Velho Chico. “Transformamos o antigo lixão em aterro sanitário, essa que era uma antiga reivindicação dos juazeirenses. Além disso, através do SAAE, também construímos as estações de tratamento e de estabilização, consideradas uma das técnicas mais simples e eficazes no tratamento de esgotos”, explicou o prefeito.
O prefeito lembrou sobre a aprovação da Lei Municipal do Saneamento em Juazeiro e também das obras obras do Parque Fluvial para recuperação física e paisagística de toda área considerada como degradada da orla fluvial. “O rio São Francisco é o bem mais precioso de nossa região e precisa de cuidado, por isso não vamos medir esforços para colaborarmos nessa importante e urgente luta pela sua plena revitalização”, concluiu.
A reunião contou com a participação do prefeito de Águas Belas-PE, Haroldo Lima; do presidente da OAB Seccional Juazeiro, Aderbal Viana; do diretor da Agência Peixe Vivo, Alberto Simon; do vice-reitor da Univasf, Télio Nobre e do coordenador da Câmara e reitor da Univasf, professor Julianeli Tolentino.
O CBHSF
O Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco foi criado em 2001 por decreto presidencial e tem por finalidade realizar a gestão dos recursos hídricos da bacia do Rio São Francisco. (Foto/divulgação)