Comitê do MPPE aprova resultados e novo cronograma do plano estratégico 2024-2029

por Carlos Britto // 25 de setembro de 2024 às 20:30

Foto: Ascom MPPE/divulgação

Reunindo na tarde de ontem (24) no Recife, o Comitê Gestor do Planejamento Estratégico do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para o período 2024-2029 aprovou resultados e o novo cronograma de atividades apresentados pela Assessoria Ministerial de Planejamento e Estratégia Organizacional (Ampeo). Noventa e seis promotorias das áreas criminal, cidadania e defesa social programaram suas ações até dezembro de 2025.

A partir desta quarta-feira (25) começou a capacitação dos promotores das centrais de inquéritos, promotorias do júri, cíveis e juizados especiais para que possam construir seus planos operacionais com auxílio da ferramenta PAPJ, um formulário eletrônico de suporte ao mapeamento das prioridades e adesão a projetos que ajudarão o Ministério Público a cumprir metas de importância global.

Ao abrir a 2ª Reunião de Avaliação das Estratégias, para prestação de contas, o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Marcos Carvalho, agradeceu a colaboração de todos para o cumprimento das etapas do planejamento que, segundo ele, é fundamental para que o Ministério Público programe melhor sua atuação diante das necessidades de cada área e das demandas da sociedade. A secretária-geral do MPPE, promotora Janaína Sacramento, destacou a importância de um planejamento descentralizado, construído com a base.

Entregas

A equipe da Ampeo apresentou uma linha do tempo das ações, mostrou como as etapas do planejamento estão sendo cumpridas, fez um balanço sobre o portfólio de projetos e divulgou os resultados da primeira etapa de adesão ao PAPJ. Ao todo há 24 novos projetos desenhados, 13 ligados às atividades fins e 11 de aspecto estruturador. Outros nove foram revalidados, totalizando 33 propostas estratégicas para execução nesses seis anos. Esses projetos são conduzidos pelos Centros de Apoio Operacional às Promotorias (CAOs), grupos e núcleos especiais.

Todas as áreas foram contempladas com pelo menos um projeto, abrangendo cidadania voltada a pessoas portadoras de deficiência, LGBT, meio ambiente, consumidor, criminal, defesa social, educação, infância e juventude, assistência à mulher, patrimônio público, saúde, segurança alimentar e direito do idoso. De acordo com a AMPEO, 88,6% das iniciativas apresentadas pelas Promotorias estão alinhadas às ações estratégias do MPPE.

O cronograma atualizado prevê capacitações para o uso de ferramentas que ajudarão o planejamento pelos setores do MPPE que estão sendo contemplados na nova fase. Para outubro está prevista a elaboração dos Planos de Atuação do Segundo Grau, da Atividade Meio e os Planos da Comissão Permanente de Gestão Ambiental (CPGA). Novembro está reservado aos Planos Estratégicos de Tecnologia da Informação e de Gestão de Pessoas, informou a Ampeo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Não votem em evangélicos que usam a religião como trampolim. Tenham a responsabilidade com o voto analisem antes de apoiar.…