Comitê Estadual faz balanço da situação dos reservatórios da Bahia e anuncia construção de adutora em Senhor do Bonfim

por Carlos Britto // 19 de fevereiro de 2013 às 17:01

águaA situação das barragens da Bahia, após a ocorrência de chuvas e a previsão para os próximos meses, foi discutida em reunião do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, realizada nesta terça-feira (19), no auditório da Secretaria da Casa Civil, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

O diagnóstico das barragens operadas pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) abriu a discussão. De acordo a empresa, as chuvas ocorridas entre janeiro e 18 de fevereiro aumentaram o volume de algumas barragens, a exemplo da barragem Bandeira de Melo, que está com 100% do seu volume total, e da de Pindobaçu, que apresenta volume de 98%. Melhorias também ocorreram nas barragens de França, Ponto Novo e Pedras Altas, locais que ainda demandam a atenção da Companhia, por serem importantes para o abastecimento de água no Estado.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) também pontuou a situação dos reservatórios que monitora após as chuvas, sendo as regiões de Senhor do Bonfim e Sisaleira as mais necessitadas no momento. Além das ações hídricas em curso nessas regiões, a Embasa destacou, especificamente em Senhor do Bonfim, o projeto de uma nova adutora no Rio São Francisco, ligando-o à região do Piemonte Norte do Itapicuru. Orçada em R$ 300 milhões, a intervenção modificará a situação do fornecimento de água naquele local e beneficiará 650 mil pessoas.

Agenda

O próximo encontro do Comitê será a 3ª reunião itinerante, que acontecerá em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, sob a coordenação do secretário da Casa Civil, Rui Costa, na próxima terça-feira (26). No evento, o Comitê se reunirá com os 19 prefeitos dos territórios de identidade Piemonte da Diamantina e Piemonte Norte do Itapicuru. (Fonte: Ascom Casa Civil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários