Comitiva do BNDES chega a Lagoa Grande para conhecer ações de convivência com o semiárido

por Carlos Britto // 14 de novembro de 2014 às 20:02

Lagoa GrandeUma comitiva do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) esteve no município Lagoa Grande (PE), Sertão do São Francisco, nesta sexta-feira (14), conhecendo as ações desenvolvidas pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).

No início do ano, ASA e BNDES celebraram acordo de cooperação para a implementação de tecnologias sociais de captação de água da chuva para a produção de alimentos e criação de animais, através do Programa ‘Uma Terra e Duas Águas (P1+2)’.

Até o final do mês serão entregues oito mil equipamentos em 75 municípios do semiárido nos estados da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Cerca de 40 mil pessoas terão acesso a cisternas-calçadão, cisternas-enxurrada e barreiros-trincheira. Cada família vai receber itens como mudas de frutíferas, mudas de plantas medicinais, animais e também material destinado à infraestrutura.

No projeto, também foram realizados 75 intercâmbios intermunicipais e 50interestaduais, o que significa que ao final do projeto mais de 4.700 agricultores terão trocado experiências de técnicas de manuseio de plantio e inovações no Semiárido.

Dentro da ação ainda serão realizados dois cursos: Gestão de Água para a Produção de Alimentos (Gapa) e Sistema Simplificado de Água para Produção (Sisma). Nesses cursos, as famílias discutem e debatem a estratégia de utilização da água e técnicas de irrigação como gotejamento e canteiro econômico. (Fonte/foto: ONG Chapada)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários