Comitivas de Petrolina, Afrânio e Dormentes participam no Piauí de encontro que reúne familiares de Valério Coelho

por Carlos Britto // 03 de setembro de 2023 às 12:05

Foto: Reprodução/WhatsApp

Comitivas de Petrolina, Dormentes e Afrânio (PE), no Sertão do São Francisco, participaram neste sábado (2), em Paulistana (PI), do 2º Encontro Nacional dos Descendentes de Valério Coelho, considerado o ‘Patriarca do Sertão’, figura importante na colonização dos estados de Piauí e Pernambuco.

O evento contou a presença de descendentes de Valério Coelho e com políticos piauienses e pernambucanos, além do vice-governador do Piauí, Themístocles Filho. O arquiteto Cosme Cavalcanti, que faleceu em junho, foi lembrado como um dos coordenadores do primeiro encontro.

O evento aconteceu pela primeira vez em 2013 e, desde então, descendentes de Valério Coelho têm trabalhado na manutenção e preservação da sua história, inclusive com a criação da associação no início do ano de 2022.

O Patriarca do Sertão

Valério Coelho Rodrigues nasceu em 3 de setembro de 1713, na freguesia de São Salvador do Paço de Sousa, Bispado do Porto, em Portugal. Morou em São Paulo e veio para o Piauí, onde fez fortuna e gerou uma família que se projetou no cenário político nacional até os dias de hoje. O patriarca foi personagem importante no processo de colonização do Piauí e no assentamento de sua base econômica.

Entre seus descendentes, muitos foram abastados fazendeiros, coronéis no Império e na República Velha, líderes na política regional do Piauí, Pernambuco, Bahia e outras unidades federativas. Outros foram juristas, advogados, magistrados, escritores, jornalistas, médicos, profissionais liberais em geral, clérigos, servidores públicos e, também, parlamentares, presidentes de províncias, governadores de Estados e até um presidente da República (José Sarney).

Comitivas de Petrolina, Afrânio e Dormentes participam no Piauí de encontro que reúne familiares de Valério Coelho

  1. Marcos Macedo disse:

    Historia e tradição, escrita e oral. Muitos desses desbravadores portugueses que vieram pro nordeste brasileiro, eram “cristãos novos”, judeus que fugiam da perseguição religiosa.

  2. Prof disse:

    Kkkkk e certamente este 🐖 ajudou a transformar estes lugares em buracos sem nenhuma perspectiva de progresso…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários