A 75ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente com plantio de mudas e soltura de alevinos no distrito de Mandacaru I, zona rural de Juazeiro (BA). A ação aconteceu ontem (6), junto com a comunidade estudantil da Escola Celso Cavalcanti.
Na ocasião fora realizada uma aula campal para os alunos, oportunidade em que a diretora da escola, professora Maria Betânia, o diretor do Distrito Manoel Matias, engenheiros florestais e biólogos da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) expuseram a importância e significado da data – comemorada dia 5 de junho – e levantaram questões ambientais fundamentais, como a importância das destinações mais sustentáveis para os resíduos produzidos.
Por sua vez, o comandante da 75ª CIPM, major Roberto Sampaio justificou a participação da PMBA em questões ambientais, manifestando a preocupação institucional na proteção e preservação de todo modo de vida, sendo o meio ambiente uma ampliação da proteção social que já é dispensada pela instituição. O comandante ressaltou também que a ação é de cunho coletivo, como tem sido todas patrocinadas pela 75ª CIPM, que nessa edição teve a contribuição da Agrovale, da Codevasf e do Conselho Comunitário de Segurança Leste (CONSEG-Leste).
Por fim, foram plantadas pelos alunos, 15 mudas de árvores nativas como o Pau Ferro, Espinheira Santa, Paineira, Umburana de Cheiro, Angico e Jatobá, restando as 35 outras mudas, de um total de 50 unidades, sido distribuídas para plantio entre os colonos do distrito, além da soltura de 5.000 alevinos no Rio São Francisco.