A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está em campo com equipes trabalhando nos serviços de readequação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Avenida Honorato Viana, localizada na BR-407, em Petrolina. A obra vai ampliar a cobertura da rede, passando a atender trechos da avenida onde ainda não havia sistema operado pela empresa, especialmente em estabelecimentos comerciais que ainda mantinham sistema de fossa.
As obras, consideradas emergenciais, foram solicitadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que é a responsável pela duplicação da BR-407. “A Compesa não mediu esforços para remanejar trechos de rede ou implantar tubulação onde foi possível, pois sabemos que essa obra era imprescindível para a finalização dos serviços do DNIT, especialmente porque os comerciantes locais aguardam com ansiedade a conclusão da duplicação da avenida para facilitar o acesso dos clientes aos estabelecimentos comerciais“, detalhou o gerente da Unidade de Negócio da Compesa em Petrolina, Alex Chaves.
Das tratativas acertadas entre Compesa e DNIT, a Companhia já finalizou 75% da obra e a previsão é de que, até o dia 6 de dezembro, seja liberado o último trecho da avenida onde a empresa está trabalhando, para que o DNIT possa retomar a execução da duplicação da via.
A Compesa está investindo mais de R$ 500 mil em serviços solicitados pelo DNIT, que envolvem desvios e remanejamentos de redes de abastecimento d’água e esgotamento sanitário relacionados à obra de duplicação. Após a readequação da rede, será iniciada a reposição de pavimento e a reconstrução de calçadas nos locais onde houve interferência da Compesa.