Compesa e PM realizam operação e encontram desvios ilegais de água em sistema adutor no Sertão

por Carlos Britto // 01 de dezembro de 2015 às 06:20

compesa desvio de água sertão pe

Entre os dias 25 e 27 de novembro, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) deflagrou uma operação de combate a ligações clandestinas em parceria com a Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga (Ciosac), da Polícia Militar. A fiscalização foi realizada nas adutoras do Sistema Adutor do Salgueiro, no Sertão Central, e identificou 11 ligações irregulares, mas a informação só foi divulgada pela Companhia na noite de ontem (30/11).

Nove das clandestinas encontradas ficavam na adutora que atende ao Povoado de Guarani, na cidade de Terra Nova, e duas em Cabrobó (Sertão do São Francisco), no ramal que atende Serrita e Terra Nova.

A maioria das ligações estava localizada nos trechos onde houve maior incidência de furtos de água nos últimos anos. Com a supressão desses desvios ilegais, a vazão do sistema passou de 311 para 340 litros por segundo”, explicou o gerente Regional do Sertão Central, Januário Nunes. Além dos municípios onde foram encontradas as irregularidades, o sistema ainda é responsável pelo abastecimento de Salgueiro e um dos seus distritos (Umãs), além de Verdejante.

Segundo o gerente, essas ações de fiscalização geralmente são realizadas entre os meses de setembro e dezembro, período em que ocorre maior incidência de furtos de água nas adutoras. Elas integram o programa Operação ‘Água Legal’, que teve início em 2012 com o objetivo de fiscalizar desvios clandestinos no Sertão do estado. Desde o início do programa, foram encontradas e corrigidas 183 irregularidades no Sistema Adutor do Salgueiro. Só em 2015, foram identificadas e suprimidas 32 ligações neste sistema. (foto/divulgação)

Compesa e PM realizam operação e encontram desvios ilegais de água em sistema adutor no Sertão

  1. Filósofo disse:

    E a Compesa achava que o cidadão que mora nas proximidades desta adutora, nessa maior seca dos últimos cem anos, não iam pegar água? Interessante que essa empresa retira água do Rio São Francisco sem pagar nada e cobra umas das taxas mais alta desse país! Pelo menos aqui em Petrolina. Estamos do lado do Velho Chico é pagamos um absurdo. Pagamos a mesma tarifa de quem mora na RMR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários