Acerca da falta d’água que já perdura por quase uma semana no Centro de Petrolina, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) esclareceu a este Blog que o problema foi motivado por três eventos sucessivos. Na madrugada da última sexta-feira (31/03), houve um estouramento na Avenida Souza Filho, cujos reparos foram finalizados no mesmo dia. O abastecimento foi retomado.
No domingo (2), uma construtora atingiu uma tubulação da rede de abastecimento na Avenida Tancredo Neves, quando executava uma obra para efetuar uma ligação de esgoto para um prédio próximo ao River Shopping. O conserto da tubulação foi finalizado na segunda-feira (3), quando o abastecimento foi retomado.
Entretanto, a partir da persistência de queixas de uma pequena área da cidade, no trecho que compreende a Avenida Guararapes até a Orla (na altura do Posto Altine até o edifício Romanée), os técnicos da Compesa iniciaram as inspeções na rede de abastecimento e identificaram um registro com defeito na Guararapes. Segundo a Compesa, o equipamento foi substituído ontem (5) e retomada a distribuição para o trecho citado, que estava ainda sem receber água.
A Companhia reforça que a regularização da distribuição de água após a paralisação de um sistema ocorre de forma gradual. É necessário um período para que a rede de abastecimento alcance as pressões satisfatórias. A expectativa é que até hoje (6) o trecho desabastecido esteja completamente normalizado. Os técnicos da Compesa estão monitorando o processo de distribuição.