Sobre as críticas da Prefeitura de Petrolina quanto ao serviço realizado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na Avenida Zé Roldão, Bairro João de Deus, na zona oeste, onde a pavimentação asfáltica recém-implantada foi quebrada para a realização de uma manutenção, a empresa esclareceu o fato por meio de nota.
Segundo nota da assessoria da Compesa, todo o sistema de abastecimento d’água está passível de serviços desse tipo. Confiram a íntegra da nota:
A Compesa esclarece que todo sistema de abastecimento d’água ou esgotamento sanitário é passível da necessidade de serviços de manutenção emergencial ou programada para garantir o seu pleno funcionamento e a boa prestação do serviço para a população. No caso das intervenções específicas na rede coletora de esgoto realizada na última quarta (16), em caráter emergencial no cruzamento da Rua 46 com a Avenida Zé Roldão, a Compesa explica que, infelizmente, vem atuando em várias frentes para atender as inúmeras solicitações para serviços de manutenção de esgoto em vários bairros de Petrolina, inclusive, João de Deus, desde as chuvas intensas registradas recentemente na cidade.
A intensa pluviometria, aliada a ausência de um sistema adequado de drenagem (galeria de águas pluviais), que permite o escoamento da água da chuva e, também, em virtude do ineficiente serviço de limpeza urbana no município, o sistema de esgotamento sanitário vem sofrendo constante sobrecarga, com materiais impróprios para o seu pleno funcionamento.
Esse conjunto de fatores provoca obstruções nas redes coletoras de esgoto, obrigando a Companhia a agir, de forma emergencial, como foi o caso do endereço mencionado. Compesa adianta que fará a recomposição do asfalto na área afetada na próxima semana.
Compesa/Ascom