Compesa responde declarações de Miguel Coelho sobre concessão para continuar operando em Petrolina

por Carlos Britto // 21 de maio de 2019 às 06:20

Miguel Coelho e Roberto Tavares. (Fotos: Blog do Carlos Britto)

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) se pronunciou sobre as declarações do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que disse ter recebido uma ligação do presidente da Companhia, Roberto Tavares, propondo acordo para manter a empresa operando na cidade sem passar por licitação.

Segundo a assessoria da Compesa, desde o ano passado, o presidente Roberto Tavares vem alertando o prefeito Miguel Coelho sobre o quanto o município está perdendo de investimentos por causa do impasse jurídico em relação à concessão da operação dos serviços de água e esgoto. Ainda segundo a assessoria, desde janeiro de 2018 a Compesa conseguiu recursos do FGTS junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 38 milhões, para concluir obras inacabadas da Prefeitura de Petrolina nas bacias do Dom Avelar e Antônio Cassimiro. A assessoria diz que são mais de 60 mil petrolinenses prejudicados por uma briga judicial que nunca trouxe nenhum benefício à cidade.

Infelizmente, a prefeitura parece querer manter a briga jurídica por interesses políticos. A Compesa está pronta para licitar essas duas obras, já pedimos a Caixa prorrogação por mais um ano, na tentativa de entrar num acordo com a prefeitura, que permita entregar essas obras ao povo, mas agora estamos percebendo que o prefeito não quer que resolvamos”, afirmou Roberto Tavares.

Segundo o presidente, é importante destacar que a Compesa apresentou à prefeitura uma proposta de investimento para os anos restantes da concessão, conforme pactuado com o MPF e com o MPPE, mas não obteve resposta do município. “A quem interessa impedir que as obras sejam realizadas?“, questiona Tavares.

Com relação à afirmação de que “a Compesa pretende acordo sem passar por licitação”, há um equívoco claro do prefeito Miguel. “A Compesa não precisa de licitação, pois temos um Contrato de Concessão com o município e adotaremos todas as medidas administrativas e judiciais para que a Lei seja cumprida”, finalizou o presidente da Compesa.

Compesa responde declarações de Miguel Coelho sobre concessão para continuar operando em Petrolina

  1. Nelson disse:

    Compesa já vai tarde. Empresa incompetente, inoperante.

  2. João Passos disse:

    Se a Compesa tem um contrato de concessão vigente, o que lhe falta para realizar os investimentos?
    A verdade é que o serviço da Compesa sempre foi falho.
    Miguel está certo em lutar por municipalizar o serviço de água e esgoto. Petrolina inteira vai ver a diferença se isso acontecer.

    1. ande ribeiro disse:

      mas miguel foi sempre contra a municipalização so porque brigou com o governador agora vem defendendo… politica baixa

  3. Frederico Carlos Hupsel de Aguiar disse:

    Não existe almoço de graça.
    O ideal seria a privatização dessa empresa.
    É temerário a municipalização.

  4. Amanda disse:

    O prefeito fala tudo isso mais esqueci que tem trabalhadores pais de família que precisa desse emprego pra viver. Se tirar a Compesa daqui o que vai acontecer com os trabalhadores e suas famílias em ??? São seus eleitores prefeito pense nisso

  5. Petrolinense disse:

    O interessante que esse mesmo grupo que está dizendo que a compesa é inoperante, rasgavam elogios a compesa até dois anos atrás.

  6. luiz disse:

    Um VERGONHA essa COMPESA. Tem que tirar das mãos dela mesmo a concessão, haja vista as crises diárias que temos de abastecimento. Um LIXO …

  7. Joseilton disse:

    Todos sabemos que a Compesa é ineficiente,mas também a prefeitura nem sabe administrar as suas secretarias,quanto mais as águas e saneamento de Petrolina!.
    Na verdade algo obscuro tem!
    Porque é um disse mim disse.

  8. Cidadão disse:

    A compesa só faz arrecadar em Petrolina.

  9. Petrolina Avança disse:

    Fora Compesa. Ninguém aguenta mais ficar sem água na cidade….

  10. Lusivania disse:

    A única coisa que tenho a dizer é q precisamos de um serviço de qualidade. O que vivemos com a compesa é um serviço falho q só tem eficiência na hora de nos mandar uma conta absurda sem água nas torneiras.

  11. Henrique disse:

    O presidente da compesa fica se gabando que quer fazer obra e etc mas o básico não é feito. Em muitos bairros falta água todo dia, e tem lugar onde falta água praticamente a semana inteira

  12. josamar tadeu disse:

    se tem o contrato e nao precisa de licitacao, porque não faz a licitacao das duas bacias que falou na materia a cima, a compesa devia era respeitar o cidadão que ficou duas sanas sem agua na cidade inteira.

  13. Gustavo disse:

    Dei uma olhada agora e vi que Petrolina está em 15º no ranking de saneamento realizado pelo instituto Trata Brasil. Ou seja, falta pouca agua em petrolina, mesmo considerando que é uma região de seca(nordeste) e que chove o equivalente ao deserto do saara. Para mim parece q a compesa está trabalhando muito bem. Será q isso não é briga de políticos apenas? (alguém querendo molhar a mão)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários