A partir de agora o comprovante de residência para realização do teste contra a Covid-19 em Petrolina, nos três polos de testagens montados na cidade, passará a ser exigido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A medida começa a valer nesta terça-feira (1).
O documento deve ser nominal e serão aceitas contas de água, luz, telefone, internet, fatura de banco, contrato de aluguel, ou qualquer outra documentação que vincule a pessoa à residência na cidade. Para a diretora da Atenção Básica, Lorena Andrade, a medida é para evitar a testagem de moradores de outras cidades da região.
“Essa orientação que adotamos tem como objetivo realizar o teste apenas em moradores de Petrolina. Com isso, estamos voltando nossas atenções à identificação das variantes e casos sintomáticos e assintomáticos de moradores, para assim continuarmos nosso trabalho preventivo. Por isso, não podemos fazer o teste daqueles que moram em outras cidades“, explicou.
Tem que voltar o agendamento eletrônico para as vacinas. O atual sistema de fichas não funciona e só favorece aos fura-filas e ajeitadinhos.
O agendamento eletrônico é o meio mais democrático e procura evitar aglomerações nos postos de saúde, coíbe os fura-filas e favorecimentos.