Cento e oitenta computadores serão entregues pelo governo estadual a Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) em Pernambuco, na quarta-feira (24), dentro da Operação Seca, coordenada pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária. Os aparelhos vão ajudar no monitoramento de ações, como o fornecimento emergencial de água por meio de carros-pipa equipados com GPS. O investimento foi de R$ 397.539 mil.
O estado vive uma das piores secas dos últimos 30 anos, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). De acordo com o mais recente comunicado da Secretaria da Casa Militar, emitido no dia 11 de outubro, o número de municípios em situação de emergência no estado passou para 121 com a inclusão de Macaparana, na Mata Norte. O Governo Federal já reconheceu 115. O total de pessoas afetadas é 1.184.824.
Cidades do Agreste e Sertão são as mais atingindas pela longa estiagem. Por isso, a maior parte dos computadores (122) irá para a região semiárida de Pernambuco. Além de reforçar o monitoramento, os aparelhos vão servir como canal de comunicação da população com os conselhos. O número 0800-281-2090 é outro meio de contato. A meta é impedir irregularidades na execução da Operação Seca. As informações são do G1-PE.
R$ 397.739,00 dariam para comprar e distribuir 19.886 sacas de milho, para alimentar as cabras e ovelhas, evitando que o pequeno criador do sertão, tenha que vender suas matrizes e que as deixem morrer de fome. 182 computadores não vão resolver o problema da seca, mesmo porque bode não come computador. Isto me faz lembrar de uma certa história ,de uma reunião politica, há muito tempo, no hotel do Grande Rio, para falar da seca no sertão e foi serviço um grande banquete. E um artista da cidade, convidado para o almoço, indignado com a situação comentou: ” falar de seca,de fome com a mesa e a barriga cheia é contraditório”.Se comenta que o artista arremessou um abacaxi em direção a um politico. Por sorte,do politico, o alvo foi errado.
… e foi servido um grande banquete…
deveria era fiscalizar melhor pois é muito injusto as pessoas ficarem sem água por não serem simpatizantes do partido do prefeito . Esta Santa Cruz esta vergonha virou rotina e o povo é quem se lasca . Governador abra os olhos para os mais necessitados .