O leitor do nosso Blog, Júlio César, morador de Izacolândia, distrito de Petrolina, denunciou a falta de ambulância na localidade. Ele nos informou que no último domingo (21) necessitou dos serviços do SAMU para trazer uma criança de seis anos até o hospital Dom Malan, porém a unidade não pode oferecer o atendimento.
De acordo com Júlio, a médica, Karla, a qual conversou por telefone disse que naquele momento estava apenas com uma ambulância para atender todo o município de Petrolina, o que tornaria inviável a locomoção da mesma até a Izacolândia, pois deixaria a cidade desprovida de socorro.
Julio afirma que a criança que já havia sido atendida por médicos em Lagoa Grande, estava com sintomas de dengue, febre alta e infecção intestinal.
“ Sabemos que saúde é fundamental e a assistência básica é obrigatória. Não é certo que em um país onde pagamos tantos impostos, não podemos sequer usufruir, daquilo que em conjunto construimos. Hoje não temos nem ambulância e o nosso posto de saúde, fecha as 17h. Sendo assim, a quem o povo de Izacolândia vai recorrer?“desabafou Julio César.
Trabalho há 05 anos no SAMU de JUAZEIRO, não no de Petrolina, mas é importante que se diga que, tanto lá como cá, nossas ambulâncias rodam 24h por dia sem folga nas nossas “maravilhosas” ruas. Não há ambulância que resista. Isto sem falor nos atendimentos por vezes prestados em locais sem pavimentação. Assim, o médico regulador está, muitas vezes, tão de maõs atadas que não pode fazer milagre. O argumento da colega é pertinente. Se eu só tenho um veículo rodando no plantão e o envio para 50km de distância, vou deixar de atender ao menos 3 ou 4 pacientes aqui da sede. É duro, mas é real.
Quem sabe um dia com as ruas e avenidas sem buracos as ambulâncias quebrem menos. E olha que elas são trocadas a cada 3 anos, mas mesmo assim não fazem milagre.
aluilce@spfc.com.br
é para nós uma vergonha ser desprezados pelo poder publico de petrolina e mais uma vez temos que irmos medingar um atendimento em lagoagrande porque Izacolandia não tem medicos a noite e muito menos no final de semana, e sem falar no mal atendimento por algumas infermeira do unico mizero posto de saude de izacolandia