A comunidade atendida pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Junco, distrito na Zona Rural de Juazeiro (BA), recebeu nesta quarta-feira (3) o Programa de Atenção Primária à Saúde ‘APS Itinerante’. A iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), tem o objetivo de reduzir a demanda por consultas e exames especializados já existente na unidade.
Esta é a segunda edição do ‘APS Itinerante’ e foi nela que a comunitária Marlene Gomes dos Santos Silva, de 33 anos, fez a ultrassonografia de abdômen total. Residente em Marruá, no Salitre, ela é paciente renal e ficou contente em poder fazer o exame perto de casa. “Achei ótimo. Muito legal, atitude excelente, nos ajuda porque a gente não precisa ir para a cidade fazer. Eu sou paciente de hemodiálise e estava precisando com urgência desse exame e com esse ‘APS Itinerante’ já me ajudou. Já saí com o resultado na mão e já vou mostrar ao médico”, declarou a paciente.
Já Maria Juscilene de Jesus Silva mora próximo ao Junco e precisava de uma consulta com médico ortopedista para avaliar os exames que fez do joelho. “Para mim, o atendimento foi ótimo. Eu não esperava passar por este médico. Eu iria mostrar os meus exames do joelho a outro médico e aproveitei e passei logo pelo ortopedista“, disse Maria Juscilene.
A comunidade atendida pela UBS do Junco teve no ‘APS Itinerante’ coleta de exame laboratorial, vacinação contra a influenza, atendimento médico com clínico geral e ortopedista e exame de ultrassonografia de mama e abdome. “Criamos o programa para reduzir o tempo de espera por consultas e exames especializados nas unidades. Verificamos quais são as maiores demandas do local e são estes serviços que levamos para a UBS“, explicou a diretora de Atenção Básica da Sesau, Pollyanna Evangelista.
Demandas reprimidas
O ‘APS Itinerante’ é uma nova ação implementada no município para atender demandas reprimidas das UBSs. O programa é semanal e a cada semana irá atender uma UBS com a finalidade de reduzir ou até zerar a demanda da unidade. “Começamos a ação no Argemiro que tem 3 equipes de saúde e um entorno muito grande. A primeira edição foi muito positiva e seguimos levando para outros bairros e distritos, ofertando uma saúde com mais qualidade e dignidade“, destacou o secretário de Saúde de Juazeiro, Allan Jones.