O sonho da água nas torneiras finalmente virou realidade para as comunidades de Sítio Lajedo, Barra Franca, Lagoa da Égua e Manteiga, na zona rural de Petrolina. A obra é uma das etapas do projeto de ampliação do Sistema de abastecimento Maria Coelho Cavalcanti, que abastece as cidades pernambucanas de Afrânio e Dormentes, ambas no Sertão do São Francisco.
A Compesa investiu quase R$ 410 mil na implantação de mais de 36 mil metros de tubulação de água e na ampliação de ramais, o que possibilitou a chegada da água às residências.
Já inaugurado, o sistema nestas localidades está em pleno funcionamento. Dentro do projeto de ampliação e regularização de todo o Sistema Maria Coelho Cavalcanti, orçado em R$ 5 milhões, ainda está inclusa a reativação do antigo sistema adutor da Estação de Tratamento de Água (ETA) e da estação elevatória de água bruta da localidade de Morro do Crioulo.
A expectativa é que toda a obra seja concluída em dezembro de 2013. “Com o término de todo os serviços teremos garantido a ampliação do volume distribuído, que passará de 50 litros/segundo para 63 litros/segundo, um incremento de quase 30%”, informou o gerente regional da Companhia, Igor Galindo. As obras irão beneficiar cerca de 50 mil pessoas entre as cidades de Afrânio e Dormentes, além de Rajada e mais de 20 localidades ao longo da Adutora.
Alívio
Onde o abastecimento d’água já foi viabilizado, os moradores sentem alívio após anos de transtornos. É o caso da comunitária Maria Margarida Rodrigues, que mantém um comércio na localidade de Barra Franca. Ela informa que, com água nas torneiras, os serviços foram agilizados. “Agora ficou mais fácil trabalhar e realizar as atividades de casa. Além de água tratada, nós temos água forte”, comemora. As informações são da assessoria.
Essa obra e fruto da visao do Deputado Odacy Amorim que atraves de emenda do mesmo conseguiu junto a compesa essa importante obra que veio ara amenisar o sofrimento do povo daquela regiao , obrigado Odacy!
É muito importante que todos tenham água potável, mas tem que ver. coloca água em um lugar e deixa de cumprir o abastecimento em outro, por exemplo. Aqui em Pau-Ferro disseram que iria ter água dia sim, dia não, não é verdade, eles deixam a água ligada umas duas horas por dia. e não dia sim e dia não. as vezes passa até três dias sem água. podem vir conferir…..
enquanto que na cidade de Dormentes temos agua 5 horinhas e 7 dias sem . está uma maravilha , agora chega agua de madrugada , bem na hora que estou em casa aí consigo encher os tuneis . é mole só chega na minha rua de madrugada