A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) estão oferecendo 300 vagas para o Curso de Especialização em Saúde Ambiental e Saneamento para comunidades rurais da região. O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas por meio do formulário online até o dia 28 de fevereiro.
A especialização será oferecida na modalidade EAD (à distância) e é voltada para profissionais de nível superior que atuam em qualquer unidade da Funasa do país. A duração é de 420 horas, distribuídas em 13 módulos, mais 60 horas para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
A parceria pretende qualificar o quadro técnico da Funasa, nas 26 Superintendências Estaduais, para atuar no território rural, em conformidade com a Política do Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental, com o Sistema Único de Saúde e com a Política Nacional de Saneamento.
A Especialização em Saúde Ambiental e Saneamento para Comunidades Rurais é desenvolvida em parceria entre o colegiado do curso de medicina da Univasf, o Departamento de Saúde Ambiental (Desam) e a Coordenação de Educação em Saúde Ambiental (Coesa) da Funasa, por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED).