Um drama familiar levou a comunitária Josefa Adriana a tecer duras críticas ao Hospital Dom Malan (HDM)/Imip. O problema aconteceu depois que seu sobrinho de 6 anos foi diagnosticado com prolapso retal (extravasamento de parte do intestino para fora do organismo). A situação é ainda mais complicada porque a criança é asmática e, cada vez que tosse, seu quadro clínico piora. Ao Blog, ela relatou que o menino precisa de uma cirurgia urgente e, para isso, procurou a unidade médica.
Mas Josefa foi informada que o procedimento cirúrgico no HDM não está disponível porque o serviço foi suspenso em Petrolina e no Imip Recife, numa determinação do Ministério da Saúde.
Nossa reportagem entrou em contato com a direção do HDM, que enviou uma nota de esclarecimento ao Blog por meio da assessoria. Segundo o hospital, o maior obstáculo no momento é a falta de profissionais para realizar cirurgias eletivas porque os cirurgiões pediátricos pediram demissão sem aviso prévio.
Confiram a nota, na íntegra:
A Direção do Hospital Dom Malan/IMIP informa que, sem aviso prévio e decisão unilateral, os cirurgiões pediátricos pediram demissão do serviço ambulatorial desta unidade. Na região, só existem estes dois cirurgiões. A Direção está se empenhando para resolver a situação o mais rápido possível.
As cirurgias eletivas pediátricas estão sendo realizadas através do sistema de mutirões. O último aconteceu nos dias 30 e 31 de agosto de 2014, quando foram feitos 76 procedimentos.
No caso da senhora Josefa Adriana, é necessário o preenchimento do formulário do Transporte Fora do Domicílio (TFD) para que o município disponibilize um transporte e a criança possa realizar o procedimento eletivo no serviço referenciado.
A Direção do HDM se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos.
HDM Imip/Assessoria
Essa bosta de hospital não vale nada pode ter mais de 5mil médicos nunca vai vira um hospital bom esse hospital so serve para mata criança
Como fizero com meu filho