Comunitário lamenta transferência de CIPM de Belém para Floresta e culpa lideranças locais

por Carlos Britto // 17 de abril de 2012 às 20:00

O comunitário de Belém do São Francisco (PE), Douglas Alencar, faz um longo e sincero desabafo neste artigo, lamentando a transferência da Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) do município para a vizinha Floresta (PE), sertão do estado.

Segundo Douglas, faltou força às lideranças políticas de Belém para evitar que isso acontecesse. Confiram abaixo o desabafo dele:

Descaso com Belém do São Francisco –

O que aparece nesta foto, um prédio bem estruturado, com 42 (quarenta e dois) cômodos, é da ANTIGA COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLICIA MILITAR DE BELÉM DO SÃO FRANCISCO. Isto mesmo, ANTIGA, porque a partir da data de ontem, 16/04/2012, a companhia, foi transferida para o município de Floresta, deixando uma conquista do EX-DEPUTADO ANIBAL CARIBÉ ser “surrupiada” pelo nosso vizinho município, gerando uma sensação de insegurança para nossa população, o que nos deixa entristecidos e cada vez mais descontentes com nossas lideranças políticas.

Com este acontecimento, nos perguntamos: o que fizeram NOSSAS LIDERANÇAS POLÍTICAS para impedir que isso se concretizasse?

Porém, depois de analisar um a um, cheguei às seguintes conclusões:

DEPUTADO RODRIGO NOVAES – Filho de família tradicional de Floresta, apesar de ser casado com uma filha de um Ilustre filho de Belém, vale salientar que em floresta obteve votação bem superior à obtida em nosso município, não teria como agir de outra forma a não ser BUSCAR E CONCORDAR com tal acontecimento, mas deveria ao menos externar sua posição ao povo de Belém.

DEPUTADO AUGUSTO CÉSAR – Também filho de outro município, neste caso Serra Talhada, excluindo as visitas ao nosso município para participar de festas públicas, desconheço qualquer ação em prol nossa cidade, mas seria interessante ele se pronunciar, de preferência publicamente.

PREFEITO GUSTAVO CARIBÉ – Apesar de alardearem que detém muito prestígio junto ao governador, não acho que seria páreo para força do DEPUTADO ESTADUAL RODRIGO NOVAES, mas deve ao menos brigar e divulgar sua posição, mesmo que isso desagrade o SEU LÍDER EDUARDO CAMPOS.

PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO LICINIO LUSTOSA – Mesmo sendo pretenso candidato a prefeito de nosso município, até o momento não emitiu nenhum comentário a respeito dessa derrota do povo de Belém, o que nos leva a pensar que não tomou conhecimento do caso, ou ficou impedido de se posicionar por ser CASADO COM UMA FILHA DE FLORESTA.

PRÉ-CANDIDATO ROBERVAL AGUIAR – Além de ser pré-candidato, é vereador. E, COMO TODOS OS VEREADORES, devem lutar pelo povo de Belém, principalmente no que tange às ações que INTERFEREM NA SEGURANÇA DA POPULAÇÃO DE BELÉM.

Douglas Alencar/Comunitário

Comunitário lamenta transferência de CIPM de Belém para Floresta e culpa lideranças locais

  1. Carlos disse:

    Caro Douglas,

    Concordo com você, quando diz que faltou força política, mas vamos analisar o caso por outro ângulo. Uma transferência desse porte não é feita da noite para o dia, portanto, isso (acho eu) já vinha sendo cogitado. Qual a primeira pessoa a tomar conhecimento de uma situação como essa? o Prefeito, correto? Então, porque esperar acontecer e não tomar nenhuma atitude no sentido de que essa transferência não se concretizasse. Como você mesmo disse, o Governador é do Partido do Prefeito, bastaria um mínimo de esforço para reverter o quadro em favor do munícipio de Belém. Agora, depois do leite derramado, querer culpar esse ou aquele, só por serem pessoas que tem algum relacionamento com os florestanos é querer chover no molhado. Essa é a hora de unir forças e não ficar criticando. Vamos reagir, não podemos deixar isso acontecer e ficar de braços cruzados. Belém já não tem tanta segurança e sem a 1ª CIPM ficará muito pior. É o momento de se formar uma comissão e ir até o Governador cobrar uma atitude para que essa transferência não se concretize. E isso tem que ser urgente, pois não podemos ficar a mercê da marginalidade.

    1. fabiana disse:

      o deputado seria a primeira pessoa a saber disso, ou sera que a companhia seria transferida para cidade natal do mesmo sem o seu conhecimento? é de estranhar tal fato, ja que o mesmo tem contato constante com o governo. se nem ele sabia imagine os belemitas.

  2. um alguém disse:

    em belém nunca houve quem realmente se enteressasse pelo desenvolvimento da cidade, não há sequer políticos que desempenhe um verdadeiro papel de líder que pense, acima de tudo, na melhoria da qualidade de vida das pessoas que lá habitam. Este prefeito (assim como outros que pela prefeitura passaram) não está dando a mínima importância para o progresso da cidade, apesar de ser do mesmo partido do governador, a parceria não esta dando muito certo e nem esta trazendo beneficios algum para a cidade, pelo contrário, eles querem destruir o pouco que ainda resta, estão cogitando a vinda de uma usina de energia nuclear para a cidade.
    Pergunto: como uma cidade que há um rio tão grandioso como o São Francisco pode receber uma usina nuclear, contaminado as águas, prejudicando a agricultura, e o pior pondo a vida das pessoas em risco? só odiando mesmo a cidade, pois todos os investimentos que poderiam vir para a cidade, são desviados para outros municípios. Só restam agora eles acabarem, transferindo a faculdade para outra cidade acabando de vez com a cidade, pois o pouco que resta da cidade é por causa da faculdade, se transferir, a cidade se acaba de vez. Resta as autoridades trazerem investimentos e não levá-los para outros lugares.
    Por que ao invés de trasferirem o 1º CIPM para floresta, porque não criaram outra Compahia?

  3. Cidadão Indignado disse:

    Como pode uma Cidade do Porte de Belém, com Universidade, pessoas de fora, sem pelo menos a assistência de uma CIPM? Quem fez isso é um ignorante político e social e desconhecedor da Segurança Pública. Deve ser alguém com raiva de alguém e quem acaba pagando o preço é o POVO. Cadê os políticos dessa Cidade/Região? Cadê o Prefeito, o Vice, os Vereadores? Cadê o Ministério Público o Poder Judiciário? Como vão funcionar? Será que vai ficar por isso mesmo?

  4. Vontade política disse:

    O que faz uma cidade se desenvolver é vontade política.
    Belém fica situado a margem do Rio São Francisco e é uma cidade pobre.
    Não sei o que pensam ou porque agem assim os políticos daquela cidade.
    Basta observar que Belem nunca conseguiu se quer uma ponte para facilitar o transito e cesso a Bahia, ainda está no tempo das balsas.
    Trata-se de um modelo político antigo e todas as cidades que não se renovarem politicamente perderão espaço para cidades consideradas politicamente emergentes.
    Floresta por sua vez se renovou na política e vem avançando muito.
    Rodrigo Novaes, apesar de pertencer a uma família tradicional na politica, renovou seu estilo e está fazendo um grande trabalho.
    O que eu desejo é que os jovens da cidade acordem e comessem a fazer um novo perfil político para o município.
    É lamentável ver as cidades vizinhas avançando e Belém atrofiando.
    Isso é falta de vontade política.

    1. um alguém disse:

      concordo! faço minha as suas palavras!
      vc realmente tem visão politica

  5. CASSIA disse:

    CAROS BELEMITAS,
    O PREFITO GUSTAVO CARIBÉ, MOSTROU QUE TEM INFLUÊNCIA POLITICA COM O GOVERNADO EDUARDO CAMPOS, QUANDO O DEPUTADO ESTADUAL ROBRIGO NOVAES, TENTOU TRANSFERIR A COMPANHIA DE POLICIA MILITAR PARA FLORESTA SUA TERRA NATAL, MAS O PREFEITO COM UMA SIMPLES LIGAÇÃO PARA O SECRETARIO DE SEGURANÇA CONSEGUIU IMPEDIR QUÊ ISSO ACONTECESSE, MOSTRANDO ASSIM SUA FORÇA COM O GOVERNADOR, NÃO FOI DESCASO DO PREFEITO E SIM DO DEPUTADO RODRIGO NOVAES.
    FIQUE DE OLHO BELEMITAS NESSES POLITICOS, QUE AO INVÉS DE TRAZER ALGO BOM PARA BELÉM, ESTÃO QUERENDO TIRAR O QUE JÁ TEMOS.

    1. um alguém disse:

      o pouco que tem!

      + a maior autoridade de um municipio é o prefeito, se ele quisesse faria de tudo para o 1º CIPM nao fosse trasnferido, ia ate falar com apresidente da republica, como vemos prefeitos compromisados com o municipio que paga o seu salário!

      1. CASSIA disse:

        será que vc sabe que tiraram a companhia de belém na surdinha sem se quer que nem mesmo o prefeito soubesse e qd ele soube foi resolvido, e foi rápido.e torno a dizer quem sabe belem possa a virar municipio mesmo de floresta, enquanto vs estiverem votando e apoiando eles!

  6. Belemita disse:

    Belém de São Francisco, cidade que já foi precursora da irrigação. Hora que já foi a princesinha do Vale do São Francisco, hoje está em dias de se tornar distrito de outra cidade. Floresta quem sabe? Cabrobó? talvez.
    Oferece a cidade duas cancelas: uma para entrada e outra para a saída. do jeito que vai, irá se tonar uma fazenda. QUEM FOSTES TU BELÉM.

  7. CASSIA disse:

    isso mostra o grande amor que vcs tem por belém,estão mais é preocupado com política,ô povinho que só sabe viver de prefeitura,é por isso que Belém não vai pra frente.

    1. Pedro disse:

      Douglas, não houve pedido por parte de nenhum político para transferência da Companhia. Ninguém seria tão louco para pedir um absurdo desses ao Governador. O que houve, foi um erro da cúpula da polícia que achou mais prático e rápido transferir de Belém para Floresta.
      A imagem do prefeito de Belém, está bastante queimada junto ao Governador. Sendo assim, Belém não está sendo beneficiada em nada. Vejam as cidades vizinhas, Itacuruba, Cabrobó, Salgueiro, Floresta, Orocó… todas elas estão a frente de Belém em desenvolvimento, em investimentos federal e estadual. Só Belém parou no tempo. O prefeito fica queimando fichas com o Governador, pedindo festa. Nisso eu tiro o chapéu, ele é muito bom.
      Não culpem A ou B, a culpa é do nosso prefeito, que só tá se preocupando com seu criatório de ovelhas, não tá nem aí pra Belém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Não votem em evangélicos que usam a religião como trampolim. Tenham a responsabilidade com o voto analisem antes de apoiar.…