Cansado de esperar pela retirada de redutores de velocidade na Estrada da Banana, Bairro Pedra Linda, em Petrolina, o comunitário Clebson Santos de Almeida decidiu acionar o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) contra a Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte (EPTTC).
Segundo informou ao Blog, Clebson protocolou ofício junto ao órgão municipal no último dia 22 de abril, e até hoje – mais de dois meses depois – nenhuma providência foi tomada.
Ele informa que as ondulações transversais foram construídas e instaladas fora das especificações, não são sinalizadas e causam danos aos veículos, além de deixarem a via mais lenta, pois os condutores são obrigados a passar a menos de 10km/h. Na denúncia que fez ao MPPE, Clebson reforça que em outros pontos da cidade o fato vem ocorrendo.
Abaixo, a denúncia feita pelo comunitário. O Blog deixa o espaço aberto à EPTTC:
[gview file=”http://www.carlosbritto.com/wp-content/uploads/2013/06/DENÚNCIA-AO-MINISTÉRIO-PÚBLICO-DE-PERNAMBUCO.pdf” cache=”0″]
Verdade, uma total falta de respeito os carros ficam presos nestes quebra molas. Já falei que se meu carro quebrar num destes vou processar a prefeitura. Tomara que alguém tome vergonha na cara e manda consertar aquilo. Não sou contra as lombadas feitas de forma regular mais as desse trecho é uma vergonha.
O parágrafo único do Art. 94 do CTB determina que “instalar lombada” é proibido!! Oras, se é proibido, porque o Coronel Daniel Diretor presidente na EPTTC autoriza isso?
Será que a EPTTC ta fazendo um tipo de protesto também?
Com a buraqueira que Petrolina está, pra que tanta lombada?
VAI ESTUDAR MANÉ O ARTIGO ESTÁ FALANDO É A RESPEITO DE “Qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado. PORÉM SABIDÃO, QUANDO REPORTA A RESPEITO DE REDUTORES DE VELOCIDADE NA PRÓPRIA RESOLUÇÃO ESPECIFICA REGRAS. AGORA, JÁ QUE VOCE ANDA DE BIKE DE CARRO E DE MOTO, VAI PRA EUROPA RICÃO QUE LÁ TU NÃO VAI TER ISTO NÃO.
Regisantos! Parabéns pelo seu comentário inteligentíssimo, se eu fosse ricão, ia par Europa, lá é país de 1º Mundo!
Quanto a LER O ARTIGO, compare a descrição de LOMBADA(ondulação transversal) e sua sinalização com O QUE EXISTE NA CIDADE!
Aí depois você volta aqui pra mostrar que tem alguma capacidade intelectual para discutir com os adultos!
VÁ À EUROPA E NÃO “PÁ” EUROPA E LÁ NÃO É PAÍS DE 1º MUNDO! LÁ EXISTE PAÍSES DE 1º MUNDO. SABE! TU TÁ AFIM DE GANHAR UNS DINHEIRINHOS DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS! NÃO TEM O QUE FAZER NÃO É? VAI CATAR COQUINHO. QUEM SABE TÚ SÓ ANDA DE BUZÃO E TÁ COM O CABEÇÃO QUENTE. MELHOR SER CRIANÇÃ, COMO VOCÊ TÁ ME TRATANDO A SER UM MANÉ SER CONHECER AS CAUSAS.
Na AMÉRICA não é só pais de 1º, Na américa do Norte tem país de 1º mundo, não América do Sul, não sei se tem país de 1º mundo e na EUROPA tem muito país de primeiro mundo.
Ja andei de buzão, comprei minha moto, e agora to comprando um carro, você continua sendo um CRIANÇÃ SER CONHECER AS CAUSAS.
Eu não tô afim de ganhar dinheiro, eu tô afim é de ensinar que as pessoas tem direitos e devem cobrar, em vez de tirar do bolso e fazer as merdas por aí eu ser obrigado a exigir que a EPTTC cumpra a lei.
O Brasil e seu sério ANALFABETISMO FUNCIONAL….
Retirar não é a solução. A solução é o orgão responsável adequar os redutores ao padrão exigido pela lesgislação de transito.
Se está ruim com os quebras-molas, pior ficará sem eles, pois com certeza motorista nenhum vai transitar dentro da velocidade normal da via.
Se o cidadão tivesse solicitado a adequação das lombadas, em vez da retirada, talvez ele tivesse sido atendido, (a pessoa tem saber pedir e a quem pedir).
Se “Ando de Bike” tivesse Carteira de Habilitação, saberia que quando um condutor comete uma infração de trânsito, o agente de trânsito mostra que artigo(s) o condutor infringiu e aplica a multa de acordo.
Da mesma forma, ta escrito na lei, que quando detectado uma ondulação transversal (lombada, pra quem “anda de bike”)não está conforme parâmetro estabelecido pelo Contran, ela deve ser IMEDIATAMENTE REMOVIDA e obras devem ser SINALIZADA
Mas você pode ir lá e solicitar a quem instalou o dispositivo(construiu a lombada) de regularizá-la também…
Só pra constar, ando de carro quase todo dia, ando de moto todos os dias e não estou andando usando minha bike tipo SPEED 3x por semana, porque ELA NÃO PASSA NAS 6 LOMBADAS MAL FEITAS E OS 2 BURACOS QUE EXISTEM LA NA ESTRADA DA BANANA QUE NÃO TEM ILUMINAÇÃO TAMBÉM! (a pessoa tem que entender pra saber opinar!)
Parece que vc não entendeu meu comentário amigo, quando eu disse pra adequar as lombadas foi exatamente, pensando tanto no lado do condutor de veículo, como no pedestre e no ciclista que por ali trafega.
E pra entender de legislação de transito, não é preciso ter habilitação, pois se fosse assim não estaríamos aqui dialogando sobre o problema, pois todos iriam saber que velocidade teriam que imprimir naquele trecho,.
Trafego por aquele trecho e de carro, pois de bike não me arrisco, justamente com receio de ser atropelado por motos e carros que não respeitam as leis de transito.
Quero ratificar que sou a favor da adequação das lombadas, e não da retirada.
Se é ruim com elas pior seria sem.
No fundo vc concordou comigo no seu comentário, no entanto deixou transparecer uma pitada de preconceito com quem anda de bike e com quem não tem carteira de habilitação.
Sucesso na sua reinvindicação.
Adequação é uma das piadas que Ricardo contou pra mi em umas das 3 ou 4 vezes que eu fui la EPTTC!
Em primeiro lugar, era trabalho da epttc, sinalizar a via com placas de limite de velocidade e só em caso de necessidade, instalar ela mesma a lombada.
Daí começa a falta de respeito com a população: Ricado contou uma piada, dizendo que pela lei, a EPTTC não pode construir lombada, os custos são do solicitante e a EPTTC só autoriza e instrui. Daí vem a piada, não existe isso na CTB! A a EPTTC se isenta da responsabilidade de analisar e sinalizar, e no caso de necessidade, construir a lombada e acompanhar por um ano o registro de acidentes!
E o que acontece? A EPTTC não sabe se é necessário ou não, se a pessoa pede e tem dinheiro, ela autoriza e pronto!
No fim, onde deveria ter lombadas de 3,70m em formato curvo, pintadas, a mais de 15m da esquina e a mais de 50m uma da outra, acontece aquilo la.
Mas se você quer entender a história, olhe o OFICIO que fiz e entreguei em Abril, ta no link: http://dinizk9.blogspot.com.br/2013/04/comunitario-envia-oficio-epttc.html. com as fotos e a lei.
essa pessoa deve ser daqueles com carros rebaixados q ja presencie que tem de passar de ladinho, la é sinalizado sim é so falta de atenção deles, tem que pensar nos pedestres na mesma la tem que ser uma via lenta mesmo……
Ao francisco givanildo de souza, posso dizer que, assim como respondí para o “ando de bike”, se você fosse um condutor habilitado e tivesse um transporte, saberia o transtorno que é passar por 6 lombadas em 2 km de rodovia sem iluminação e cheia de buracos!!
E como disse pro outro, se na Estrada da Banana a situação está boa pra você, espera um dia você precisar de uma ambulância na rotatória do Pedra Linda e vê o tempo que ela leva pra andar esses 2km ida e volta, mesmo sem ser rebaixada!
Francisco, compre um carro ou uma moto, e passa por la só um dia!!!
As lombadas estão causando transtornos, sim!!! Sou usuária da Estrada da Banana e sei o que é passar por lá!
Por falar em EPTTC, eles estão ‘trabalhando’ no estacionamento do Arraial cobrando R$ 10,00?
Igual aos demais espaços de estacionamento lá nos festejos juninos?
Afinal, o q está acontecendo ali?
Quem sabe?
Isso é mais um caso para Blog do Carlos Britto!!!
Eu não sei porque ainda não fui nenhum dia!!
francisco givanildo de souza, acho que o Sr. nunca dirigiu um carro falando uma asneira dessas aí. Meu carro é um gol 2009 e toda vez que passo com carro lotado arrasta naqueles malditos quebra molas. Nós que trafegamos naquele percurso sabemos que é um absurdo. Opine onde vc conhece ok? Aquilo lá precisa ser arrumado e tirar os quebras molas e fazer lombada de acordo com as recomendações do CONTRAN. Ajude a gente CARLOS BRITO denuncie essa barbaridade aí