Chateado com o serviço 190 da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), o comunitário petrolinense Valdeci Fernandes faz um desabafo ao Blog.
Confiram:
Bom dia, nesse último final de semana tive três exemplos da ineficiência do serviço de atendimento 190 da Polícia em Petrolina.
No primeiro uma mulher foi agredida pelo marido ligou 6 vezes seguida para o serviço e não foi atendida, em outro caso a mãe teve a filha agredida pelo namorado também ligou várias vezes sem obter resposta.
Eu, pessoalmente, liguei pra testar 2 vezes e também não fui atendido. Ambos os caso foram após as 18h no final de semana.
Será que o serviço não funciona nesse período? Fica essa questão para vocês descobrirem.
Valdeci Fernandes/Comunitário
concordo contigo tbm ja liguei varias vezes , nunca fui atendida chama q cai e ninguem atende,impresionante vc chega em juazeiro liga e eles atendem .
Em Juazeiro eles atende mais não manda a viatura, digo isso por que já morei lá, aqui as pessoas critica mais a viatura vai ao local, as vezes duas pra apoio uma da outra, o problema é esse tipo de blog que ganha visitas somente quando fala da polícia, e não vive sem, há problemas na comunicação há, mais por que não cupa o Estado, já sei o cagão do blog tem medo de ser escrachado, ai ta o problema. Tenta ver a verdadeira situação pra depois forma opinião.
QUEM PENSAR EM LIGAR PARA O 5ºBPM EM ESTADO DE EMERGÊNCIA PODEM DESISTIR. O TELEFONE DELES NÃO ATENDE DE MANEIRA ALGUMA. É UM GRANDE DESCASO COM A POPULAÇÃO. CADÊ TEM OU NÃO TEM COMANDO NESTE BATALHÃO?
liguei varia vezes esta semana para 190 policia e não atende o telefone.tive que ligar 192 para o samu.pedi informação do numero da policia informaram que tem que ligar 3866-6210 ou um numero de um celular.que foi fornecido e em uma urgencia vc sem credito vai morre.sem falar com a policia
Esta é a segurança oferecida por quem quer ser PRESIDENTE da República. Não tá dando conta da segurança do seu estado… Imaginem o resto.
Depois que o Comandante Teles saiu … a violência parece que só aumenta! Tb já tentei várias vezes contato em diversas ocasiões e não fui atendido! Parece que ficou sem comando!
Um descaso com a população que paga tanto imposto pra nada!!! Quer boa educação pague escola particular! Quer saúde tem que pagar plano ! Quer SEGURANÇA ? NÃO ADIANTA LIGAR 190! Vergonhoso, triste e humilhante! Os protestos foram pouco, se preparem classe governante, a paciência do povo tá acabando, quem viver verá…
Em . santa Maria da boa vista sesta feira passada precisei de liga e fui atendido rápido e logo a viatura chegou esta de parabes.
Quando precisei ligar, também demorou bastante pra atenderem, depois de várias tentativas.
LEIA COM MUITA ATENÇAO
SEMANA PASSADA TIVE QUE LIGA PARA RESOLVER UMA BRIGA. E LIGUEI 65 VEZES. ISSO MESMO 65 (SESENTA E CINCO VEZES) PASSEI 1 HORA E CINCO MINUTOS GRUDADO NO 190 SO CHAMANDO. NA ULTIMA TENTATIVA UM TAL DE FERRAZ ATENDEU BEM GROSSO E EU INDAGUEI A DEMORA E ESSE ELEMENTO DE NOME FERRAZ DISSE QUE ERA PROBLEMA MEU E NAO DELE, AI EU RESPONDI O SEGUINTE ” O ESTADO PAGA MAL E SELECIONA MAL” AI ESSE ELEMENTO MANDOU EU IR PARA AQUELE LUGAR E DISSE QUE NAO LIGASSE MAIS PARA O 190 SE NAO IA ATRAS DE MIN DAR UMS TIROS. E DESLIGOU NA MINHA CARA E NEM DEIXO CONTA O PROBLEMA QUE ESTAVA OCORRENDO.
Prezados Carlos Britto e cidadãos petrolinenses,
Aproveito a abordagem do tema para esclarecer sobre esse assunto tão importante para nossa cidade.
Tenho visitado as comunidades e falado em entrevistas acerca do assunto, uma vez que é notória a dificuldade com nossa central telefônica, pois bem, vamos então aos esclarecimentos:
1. Reconhecemos que serviço está aquém da demanda, são apenas duas linhas para uma cidade do tamanho de Petrolina, o que provoca um congestionamento em horário de pico, dificultando o acesso ao serviço;
2. Nossa central é programada para emitir o sinal de “chamando” mesmo quando as duas linhas estão ocupadas, pois é preferível que o solicitante espere na linha por alguns minutos e uma das linhas desocupe do que ao ouvir o sinal de “ocupado”, desligue e outra ligação entre, portanto o não atendimento com sinal de “chamando” não é descaso;
3. Outro grande complicador é o excessivo número de trotes que ocorrem diariamente e que prejudicam o atendimento a quem realmente precisa, já estamos identificando os números dos responsáveis para o devido encaminhamento ao Ministério Público a fim de serem adotadas as providências legais;
4. Já existe um projeto na Secretaria de Defesa Social para ampliação da nossa central, aguardando aprovação;
5. Para minimizar a dificuldade estamos sugerindo, em nossos encontros comunitários, que as associações de bairros adquiram aparelho celular para ficarem nas respectivas viaturas para contato direto, caso não consigam acesso ao 190, com divulgação maciça dos números. Diversas comunidades já adquiriram e fizemos as entregas dos aparelhos pessoalmente em reuniões comunitárias. Tal iniciativa tem surtido o efeito desejado, agilizando o atendimento da ocorrências.
Aproveito para deixar dois números alternativos da central telefônica do 5ºBPM:
087 88148508 (oi)
087 96786360 (tim)
Atenciosamente,
Henrique Senna – Ten Cel PM
Cmt do 5ºBPM
Ten Cel Henrique Senna, nada justifica um servidor, policial, que deveria ser bom exemplo, distratar um cidadão que está em apuros, e ainda por cima agir como bandido ameaçando ir atrás dele e dar tiros. O senhor duvida que isso aconteceu? Tenho certeza que o povo não duvida , e o senhor como cidadão sabe que pode mesmo ter ocorrido este fato relatado pelo Luiz Antonio. O que o sr tem a dizer sobre isso???
O problema é que, além de poucas viaturas, o efetivo é obrigado a ficar para cima e para baixo, indo buscar oficiais em casa, indo deixar. Servindo de motoristas particulares. Cumprindo determinações de levar favores, encomendas para superiores. Sem contar que as viaturas levam comida para a Central do 190 para que não sejam colocadas em ocorrências. Tudo isso é uma safadeza. E mais, ali dentro do batalhão, todo mundo sabe disso. Sem contar a escala massacrante de um policial na central, 24 horas atendendo telefone. Inclusive isso é contra qualquer norma de saúde e segurança do trabalho, onde expõe o indivíduo a mais de seis horas de serviço de teleatendimento, sujeito a danos na audição e na visão devido ao longo período em frente a uma tela de computador. Mais, as viaturas não possuem rádios funcionando. De que adianta ligar para a polícia, ela atender e não conseguir comunicação com o efetivo que está na rua??? E não me venham com conversa que em outro comando era diferente não. Todos que passam por ali sabem de tudo isso que acontece. Ninguém toma providência. Nossa polícia é mau administrada em todo o interior. Os recursos do estado, pouquíssimos são repassados às unidades de fora da região metropolitana. Enquanto lá na capital as viaturas (tipo tucson automáticas em sua maioria), andam se batendo umas com as outras, no interior faltam viaturas, as que tem são com mais de 200 mil quilômetros rodados. Essas por sua vez, são usadas 24h por dia, dos 365 dias que existem no ano. ou sejam, não param. Com isso, os policiais ainda são OBRIGADOS a trabalharem com as viaturas sem condições alguma de funcionamento. Sem manutenção, correndo riscos de acidentes, pneus carecas, para-choques amarrados com arames. E não me venham dizer o contrário não. Conheço tudo aquilo. Tenho familiares que trabalham lá. Cresci ouvindo diariamente eles comentarem sobre suas condições de trabalho, sem acreditar. Entrei para a corporação e vivenciei cada momento desse. Hoje, graças a Deus, respiros outros ares. Trabalhando numa outra organização, onde a valorização profissional é dada como imprescindível.Mas mesmo assim, tenho pena do povo, e dos companheiros que ali deixei. Muitos alienados ao que se é imposto. Com tudo isso, PARA QUE 190??? Vivemos um factoide de sociedade que finge cumprir deveres, um estado que finge assegurar direitos, e um povo que só reclama sem fazer nada. cada um que se assegurem embaixo de sua sombra de juazeiro(arvore), e espere o mundo girar pois, coisas melhores, com as cabeças que temos hoje, NUNCA TEREMOS!!!!
Sem duvidas, o atendimento é pessimo principalmente quando um policia feminina que atende
Liguei para o 190 duas vezes, a segunda vez que liguei, nenhum momento fui grossa ou mal educada, só falei que já tinha ligado em outras situações (barulho de som) e nunca vinheram. A atendente foi super grassa, disse que tinha prioridades e desligou a ligação.