A celeuma causada pela falta de informações sobre os beneficiários do programa “Minha Casa Minha Vida”, do governo federal em Petrolina, foi parar na Casa Plínio Amorim. Ontem (26) pela manhã, um grupo deles pediu apoio dos vereadores para intervir na questão.
Com vários cartazes de protesto com frases como “estamos sem teto, queremos nossas casas” e “o governo dá, o prefeito toma”, os manifestantes tomaram o plenário do legislativo e pediram espaço na tribuna para explicar suas reivindicações.
Segundo o líder comunitário do Cosme e Damião, Juarez Luiz da Silva, o bairro é um dos mais prejudicados. Ele informou à reportagem que representantes da prefeitura explicaram aos moradores, há alguns meses, que outro programa do governo federal feito em parceria com a prefeitura – o “Operações Coletivas” – tinha sido encerrado, mas quem estava cadastrado iria migrar automaticamente para o “Minha Casa, Minha Vida”.
“Para nossa surpresa, eles (os beneficiários) estão destituídos (do programa). A prefeitura não teve palavra para honrar seu compromisso e não vamos deixar que isso aconteça. As casas populares em Petrolina são um caso de polícia”, desabafou Juarez, que levou o fato ao Ministério Público (MP). Ele referiu-se também à área onde acontece o São João oficial da cidade. Segundo o líder comunitário, o terreno deveria ser voltado para a construção das moradias, já que pertence aos comunitários de uma ‘invasão’ do bairro. “Temos um documento de 2006, da época do prefeito Fernando Bezerra Coelho, dizendo que eles só sairiam de lá para a casa deles”, completou Juarez. No Cosme e Damião, 40 famílias estão entre as que foram cadastradas no Operações Coletivas e aguardam uma definição.
Explicações
O superintendente de Habitação da prefeitura, Dario Lopes, já tinha explicado ao Blog que a polêmica não foi gerada pela prefeitura, e sim pela Caixa Econômica. Ele informou que o município faz o cadastramento dos beneficiários seguindo os critérios da Caixa, mas a seleção é feita pela instituição federal. Dario disse ainda que um relatório sobre os motivos que levaram à exclusão de alguns moradores será apresentado em breve. Aqueles que estavam dentro dos critérios permanecerão num cadastro de reserva e não se submeterão mais a sorteio de novas casas que estão sendo pleiteadas pela prefeitura junto à União.
Isso é um absurdo e uma grande mentira o que o secretário está dizendo…os cadastros já haviam sido feitos na Caixa, os contratos assinados, não existe essa de débito, de nome negativado, se houvesse seria detectado durante o cadastramento. Antes nunca houvessem sido sorteados e seus nomes divulgados em uma lista no site da prefeitura. Essas pessoas tiveram seus sonhos desfeitos. O problema não foi na Caixa, esse critério partiu da prefeitura, agora resta saber quais foram e quem eles colocaram no lugar dos sorteados.
Concordo com você, e se tinha algum tipo de pendência, por que não avisaram às pessoas para que tivessem a chance de regulariuzar? O nome disso é sacanagem com os menos providos de conhecimento e informações…
Mas serà esse o ultimo sorteio de Petrolina??? Nao havera um proximo???
essa selecao de pessoas carentes foi mentira… pois eu conheco so do gercino coelho 4 pessoas que tem casa no bairro todo mundo sabe e tirou uma casa, uma delas passa o dia na casa que ganhou e a noite vem dormir aqui moro pertinho dela, outra vendeu a casa dela aqui no gercino por 120.000,00 cento vinte mil para nao perder a q ganhou, mais eu fico pensando sera justo, porque essas casas seria para pessoas pobre ao extremo, gente fiquei sem acreditar qdo elas me falaram que foram sorteada com essas casas, ate a mae daquele agiota muito rico em petrolina ganhou um apt.. MEU DEUSSS. isso que estou aqui escrevendo e pura verdade viuuu podem investigarr
Lidiane eu Acredito em você, por que conheço pessoas com casa e carro e foram contempladas no minha casa minha vida.
e digo mais, não existe fiscalização nenhuma por parte da caixa e nem do ministério publico pois se houvesse, muita gente perderia suas casas por que estão usando de fraude contra os cofres publico.
Cadê o ministério publico nessas horas??
essas pessoas que tiraram essas casas tipo as que citei nao estava no programa nao… ela falaram que foram falar com o secretario e nem acreditou qdo recebeu uma ligacao dizendo que tinha sido beneficiadas
podes crer, pura verdade
Tem gente que ainda pensa que o povo e besta.
Fica a indagação: quem foram os beneficiados com as casas construídas pelo governo federal e retirada daqueles legitimados a recebê-las? Que interesse a Prefeitura, como organizadora, deve ter junto a essas pessoas, a fim de atropelar o princípio constitucional da isonomia, da impessoalidade e da moralidade? É ano eleitoral: ACORDA PETROLINA!!!!!!!!!!!!!
É esse grupo de 40 pessoas, que não receberam as casas em 2006 de Fernando, que por sinal agora estão trabalhando pros 40 não sei pq. contra as milhares de pessoas que ja receberam as casas, vamos ver pra lado vai pender a balança. Gonzaga por sua vez, não perde a chance de ir contra Petrolina.
Isso é o maior absurdo que já vi, uma prefeitrura entregar um programa tão especial a cordenadores que não entendem do processo. O unico programa exclusivo e de responsabilidade do municipio, como operações coletivas, foi abandonado, motivado pelo o despreparo dessa equipe e quanto ão minha casa minha vida a todo vapor: nada a ver com o municipio e sim construtoras.
Por essa e outras que eu discordo desses projetos. O dinheiro público tem que ser usado em prol de todos e não para beneficiar pessoas sorteadas. Eu quero pagar imposto para melhorar saúde, educação, segurança, atendimento ao idoso, criança e adolescente, incentivar a cultura , investir na qualificação profissional, geração de empregos. São ações sociais que beneficiam a todos, pobres e ricos. Eu não quero pagar imposto para dar casas a ninguém. Trabalhe e conquiste o seu imóvel. Assim ninguém tem do que reclamar.
eu afirmo nao houve fiscalizacao por nem uma parte
eu conheco 4 pessoas que foi contemplada ganhando uma casa sendo que todas tem casa propria, incluse uma delas o marido possui caminhao e a casa dela e muito boa, no gercino coelho, se quizer ate o endereco eu dou para investigacao…e uma outra vendeu uma casa que ela tinha por 120.000,00 e foi morar na casa que ganhou, mais se ela tinha casa entao nao precisava de outra… SECRETARIOSSSS VEJA ISSO DIREITOOO…
eu tenho uma grande amiga que comentou comigo sobre a vontade de ganhar uma casa dessas, mais que nao tinha feito as inscricoes, dai passando uns dias ela vinha muito feliz dizendo que teria ganho nao uma casa mais sim um apt que era o sonho dela, porem eu perguntei mais como vc nao fez a inscricao, ela falou nao nao precisa eu falei com o secretario e hj ele me ligou para pegar as chaves… essa pessoa e irma de um grande agiota em petrolina… HOMEM RICO EM PETROLINA… entao veja que nao existe sorteio e sim amizade.
abracos
a VERDADE É ESSA, NÓS QUE SOMOS SORTEADAS ESTAMOS SENDO ENGANADAS, E ENVOLVENDO NOSSOS DIREITOS COM TROCA DE VOTOS. ANO POLÍTICO ACONTECE ISSO, NÃO A NADA QUE FAÇA ESCONDIDO QUE NÃO SEJA DESCOBERTO. LINDO LÓSSIO TROCANDO NOSSO CPF PELO CPF DE QUEM NÃO FOI SORTEADO, VC ESTÁ PENSANDO QUE TEM AMIGO? KKKKKK É DIFÍCIL. ESTÁ QUERENDO TROCAR NOSSAS CASAS P/ VOTO, NÃO FAÇA ISSO, NÓS VAMOS LUTAR ATÉ O FIM NA JUSTIÇA PELOS NOSSOS DIREITOS.
Ha várias pessoas que foram beneficiadas, onde essas mesmas já tem uma residência fíxa.Cabe as autoridades competentes fazerem uma investigação cabal e dar as casas para quem realmente precisa. ( Ha quem diga que casas já estão a vendas por alguns que foram beneficiados).