A Secretaria Executiva de Cultura da Prefeitura de Petrolina deu início nesta sexta-feira (21) a uma temporada de concertos didáticos nas escolas da Rede Municipal de Ensino. A primeira unidade a receber o circuito musical foi a Escola Professora Luiza de Castro Ferreira e Silva, no bairro João de Deus.
Com olhares atento e observadores, os estudantes ocuparam a quadra da instituição para apreciar não só a música instrumental apresentada pela Camerata 21 de Setembro, mas também para compreender de forma lúdica e divertida, o funcionamento e estrutura musical de uma orquestra, além de conhecer a história de alguns compositores brasileiros.
Sob a batuta do maestro Maicon Novaes, a Camerata interpretou as obras de Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Mozart, levando emoção ao pátio da escola que, durante a manhã, se transformou com a música instrumental. Entre uma canção e outra, a orquestra interagia com os estudantes, apresentando os instrumentos musicais utilizados, como o violino, viola, cello, trompete e tímpanos. Na ocasião, eles aprenderam sobre as características, potenciais e formas de manuseio de cada um deles. Os estudantes também tiveram a oportunidade de interagir com o maestro e com os músicos, questionando e esclarecendo dúvidas, renovando assim o interesse pela música.
De acordo com o secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena, os concertos didáticos buscam ampliar o conhecimento dos ouvintes sobre o universo musical, informando e demonstrando o uso de instrumentos e de elementos que integram uma composição, além de contar a história da música, conduzidos com linguagem e dinamismo adequados a faixa etária do público. “Ao levarmos os concertos didáticos para as escolas, entregamos a cada criança o que lhe é por direito: a cultura. O ensino e o contato com a música, principalmente na infância e adolescência, são de suma importância, pois atuam diretamente no desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social. Esse é mais um grande projeto cultural orientado pelo prefeito Simão Durando”, argumentou.
Êxtase
O aluno João Pedro Pereira, do 5º ano, estava maravilhado por assistir uma orquestra de perto. “A gente sabe que a música é muito importante nas nossas vidas, ela traz muitas emoções. Ver isso frente a frente é muito diferente”, destacou. A aluna Emanuela das Neves foi outra que também ficou extasiada. “Nunca tive a oportunidade de ver uma orquestra, estou impressionada, pois nunca imaginei que fosse uma coisa tão bonita e intensa. Foi uma experiência incrível, uma oportunidade muito importante, tanto para aprendizado quanto para conhecimento”, finalizou.