Concurso da PM-BA registra pouco mais de 15% de abstenção

por Carlos Britto // 07 de agosto de 2017 às 06:25

(Foto: Divulgação)

O maior concurso da história da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, com 141.917 inscritos, foi realizado no domingo (6), em Salvador e em mais 12 municípios do Estado. A abstenção foi de 15,30% – abaixo do percentual de candidatos ausentes em concursos públicos, que normalmente varia entre 20% e 30%.

As provas foram aplicadas em 293 locais, dos quais 68 na capital e 225 no interior. Os portões foram abertos às 8h e fechados às 9h. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, o certame começou pontualmente às 9h15 e se encerrou às 13h, com duração de quatro horas e trinta minutos para realização das provas. Em números absolutos, 121.100 candidatos comparecerem para realizar as provas, enquanto os ausentes foram 21.816.

Os candidatos que concorrem a uma das duas mil vagas para a PM realizaram provas em Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. Já aqueles que se inscreveram com interesse em uma das 750 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar realizaram provas em Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Teixeira de Freitas.

O superintendente de Recursos Humanos do Estado, Adriano Tambone, visitou locais de provas, na companhia do coronel Sérgio Baqueiro, diretor de ensino da PM, e do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Telles. Eles estiveram no Colégio Estadual Raphael Serravalle, no bairro da Pituba, para acompanhar a realização do certame.

Maior concurso

Ao todo, foram realizadas 141.878 inscrições no certame, sendo 18.066 para o Corpo de Bombeiros e 123.812 para a Polícia Militar. Este foi primeiro para o Corpo de Bombeiros após reformulação no comando e dissociação da Polícia Militar. Elaborado conjuntamente pela Saeb e pelos Comandos Gerais, seu edital foi publicado dia 10 de maio e terá validade de um ano, prorrogável por igual período.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários