Petrolina deu início ao Concurso de Quadrilhas Juninas nesta sexta-feira (7), com uma novidade: a primeira edição do concurso de quadrilhas infantis. Realizado no Ginásio do Sesc, o evento destacou a preservação da cultura e tradição nordestina, encantando o público com a sincronia, glamour e criatividade das crianças.
O tema do concurso, “Saberes e vozes daqui: A educação no contexto da caatinga”, envolveu seis escolas municipais, que trabalharam a temática em sala de aula. As apresentações celebraram o amor pelo Sertão, destacando seus heróis, música, elementos da caatinga e a fé do sertanejo.
A junina Buscapé Mirim, da Escola Municipal Santo Antônio, da Ilha do Massangano, conquistou o primeiro lugar com sua performance sobre a beleza e força do Sertão na festa de São João. O segundo lugar ficou com a junina Balãozinho Dourado, da Escola Municipal Júlia Elisa Coelho, e o terceiro com a Majezinha, da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC). Os troféus foram assinados pelo artista Hugo Melo.
O prefeito de Petrolina, Simão Durando, presente no evento, destacou a importância da continuidade dessa tradição iniciada por seu pai. “Esse é um dos eventos mais tradicionais do nosso ciclo junino. Foi emocionante ver a valorização da nossa cultura através das apresentações de cada quadrilha mirim. Os grupos mostraram o que há de mais rico nas nossas manifestações culturais”. Neste sábado (8), no Ginásio do Sesc, as apresentações continuam com as quadrilhas juninas adultas.