Os candidatos que concorreriam a vagas para Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate a Endemias (ACEs) em Belém do São Francisco (PE), Sertão de Itaparica, terão de conter suas expectativas. A prefeitura decidiu adiar a prova do concurso público para esses cargos, que aconteceria neste domingo (31).
O adiamento seguiu o Decreto nº 50.077 (de 20 de janeiro), do Governo de Pernambuco, e o Decreto Municipal nº 08/2021, os quais determinam a suspensão de eventos corporativos, institucionais e sociais como forma de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com o novo calendário, que consta na errata do Edital VI, publicado no site do instituto organizador do certame, a prova objetiva deverá acontecer no dia 28 de março próximo. No total são 18 vagas, e os concorrentes responderão questões de português e conhecimentos específicos.
O detalhe, no entanto, não foi apenas a pandemia. Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) apontou irregularidades na organização do concurso. O processo está sendo analisado pelo setor jurídico da Prefeitura de Belém para que sejam adotadas as medidas cabíveis.