Condutora questiona multa em frente a colégio de Petrolina e postura de agente de trânsito

por Carlos Britto // 14 de abril de 2025 às 15:20

Foto: Google Maps/reprodução

Uma condutora relatou sua indignação após ser multada na manhã desta segunda-feira (14), nas imediações do Colégio Auxiliadora, em Petrolina, na portaria que fica voltada para a Avenida Guararapes. Segundo ela, é comum que pais e responsáveis parem momentaneamente os veículos com o pisca-alerta ligado para aguardar a saída dos alunos.

Todos os dias os carros ficam ali parados com o pisca ligado, esperando as crianças. Hoje, sem nenhum aviso, um guarda de trânsito estava anotando as placas dos carros em um caderninho. Tentei falar com ele várias vezes e ele simplesmente ignorou. Fez de conta que não tinha ninguém ali. Me senti desrespeitada. Não houve sequer um aviso sobre a proibição. O que mais me revolta é que esse guarda não tem preparo para lidar com as pessoas. Eu estava tentando conversar e ele debochou da minha fala”, disse.

A condutora ainda destacou que sempre há um agente no lado oposto da escola auxiliando na travessia de pedestres e que, até então, nunca foi informado que estacionar brevemente seria passível de multa. “Sempre foi assim e nada nunca foi dito sobre essa questão dos carros estarem parados esperando, agora aparece um guarda anotando placa como se fosse caçada. É falta de respeito com quem está exercendo o papel de pai e mãe”, finalizou.

A redação encaminhou a demanda para a Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA) que em resposta informou que realiza, diariamente, ações educativas em áreas escolares e nas vias mais movimentadas da cidade. O objetivo é conscientizar pais, responsáveis e demais condutores sobre a importância do respeito às leis de trânsito. Estacionar ou desembarcar passageiros em locais proibidos representa um sério risco à segurança de todos e pode gerar multas.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a condutora cometeu infração ao estacionar o veículo em local inadequado, comprometendo a visibilidade dos pedestres e fazendo uso indevido do pisca-alerta. A AMMPLA reforça que vai seguir com a fiscalização nesses pontos.

Condutora questiona multa em frente a colégio de Petrolina e postura de agente de trânsito

  1. Santa Ingenuidade disse:

    O aviso está claro e expresso na lei 9503/97, CTB, se não é aplicado de forma correta aí realmente cabe a ammpla explicar o pq de tanta complacência e de ter criado esse mau hábito que se repete diariamente na porta das mais variadas instituições de ensino da cidade, atrapalhando o fluxo dos demais que circulam nas vias.

  2. JC disse:

    Esses agentes de trânsito de Petrolina, só estão servindo para aplicar multas, seja no Zona Azul ou em outras situações em que a orientação, e não a multa ou autuação, é o mais correto.
    Parece que já são orientados, antes de ir para as ruas, a multar, multar, multar.
    Sugiro que estes guardas ou agentes cumpram o seu papel de organizar o trânsito em horários de pico e/ou estarem presentes em situações de congestionamentos e acidentes.

  3. Seu Zé disse:

    A condutora infelizmente está errada. A própria lei de trânsito já veda tal prática.
    Por outro lado, salvo melhor juízo, não quer dizer que houve o lançamento de tal infração no sistema.
    De toda sorte, o correto é evitar fazer isso.

  4. Roberto disse:

    Interessante é que no viaduto do bairro Antônio Cassimiro a bagunça no trânsito é grande inclusive com acidentes e ninguém do poder público municipal faz nada.
    Esporadicamente fica uma viatura do Autarquia de Trânsito estacionada e os agentes dentro do carro e nada fazem para organizar e/ou punir os que conduzem seus veículos com irresponsabilidade desrespeitando as Leis.

  5. Maurílio disse:

    Tem que multar mesmo! Os pais tem que aprender a parar onde tem realmente vaga, ir deixar seu filho, e ir buscar, não apenas abrir a porta e soltar, e ainda atrapalhar o trânsito….

  6. Cidadã disse:

    Os pais dos alunos das escolas particulares, pensam que são donos (as) das ruas. E um inferno na frente dessas escolas.

  7. Ex-servidor da PMP disse:

    Início de mês, até o dia 15, eles usam para bater a meta de multa, e isso influe na remuneração deles.

  8. Lenildo Lúcio rios disse:

    Lamentável a reclamação desta senhora, quem faz exame para tirar habilitação, estudo o código de trânsito, que proíbe, estacionamento em fila dupla, e mau uso do pisca alerta ligado, o guarda está super certo, tem que quitar mesmo, fatos que acontece rotineiramente nas portas dos colégios particulares

  9. Kleber disse:

    Desde quando fazer bagunça na porta de escola tá liberado? Esse povo folgado desrespeita todo mundo fechando as ruas e quer cobrar respeito do agente de trânsito, que tá ali pra cumprir seu dever? Cada uma viu… Tenho filhos em idade escolar, estudaram no Dom Bosco até o ano passado e nunca precisei ficar parado em fila dupla na hora da saída!!!

  10. Josefa Maria disse:

    kkk. Deu o dito pelo não dito. Vai continuar multando. Procure outro lugarzinho pra pegar seus filhos, querida, cheia de direito.

  11. Zezao disse:

    E uns guardinha e o nomecdadovecesse guardinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários