Uma condutora relatou sua indignação após ser multada na manhã desta segunda-feira (14), nas imediações do Colégio Auxiliadora, em Petrolina, na portaria que fica voltada para a Avenida Guararapes. Segundo ela, é comum que pais e responsáveis parem momentaneamente os veículos com o pisca-alerta ligado para aguardar a saída dos alunos.
“Todos os dias os carros ficam ali parados com o pisca ligado, esperando as crianças. Hoje, sem nenhum aviso, um guarda de trânsito estava anotando as placas dos carros em um caderninho. Tentei falar com ele várias vezes e ele simplesmente ignorou. Fez de conta que não tinha ninguém ali. Me senti desrespeitada. Não houve sequer um aviso sobre a proibição. O que mais me revolta é que esse guarda não tem preparo para lidar com as pessoas. Eu estava tentando conversar e ele debochou da minha fala”, disse.
A condutora ainda destacou que sempre há um agente no lado oposto da escola auxiliando na travessia de pedestres e que, até então, nunca foi informado que estacionar brevemente seria passível de multa. “Sempre foi assim e nada nunca foi dito sobre essa questão dos carros estarem parados esperando, agora aparece um guarda anotando placa como se fosse caçada. É falta de respeito com quem está exercendo o papel de pai e mãe”, finalizou.
A redação encaminhou a demanda para a Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA) que em resposta informou que realiza, diariamente, ações educativas em áreas escolares e nas vias mais movimentadas da cidade. O objetivo é conscientizar pais, responsáveis e demais condutores sobre a importância do respeito às leis de trânsito. Estacionar ou desembarcar passageiros em locais proibidos representa um sério risco à segurança de todos e pode gerar multas.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a condutora cometeu infração ao estacionar o veículo em local inadequado, comprometendo a visibilidade dos pedestres e fazendo uso indevido do pisca-alerta. A AMMPLA reforça que vai seguir com a fiscalização nesses pontos.
O aviso está claro e expresso na lei 9503/97, CTB, se não é aplicado de forma correta aí realmente cabe a ammpla explicar o pq de tanta complacência e de ter criado esse mau hábito que se repete diariamente na porta das mais variadas instituições de ensino da cidade, atrapalhando o fluxo dos demais que circulam nas vias.
Esses agentes de trânsito de Petrolina, só estão servindo para aplicar multas, seja no Zona Azul ou em outras situações em que a orientação, e não a multa ou autuação, é o mais correto.
Parece que já são orientados, antes de ir para as ruas, a multar, multar, multar.
Sugiro que estes guardas ou agentes cumpram o seu papel de organizar o trânsito em horários de pico e/ou estarem presentes em situações de congestionamentos e acidentes.
A condutora infelizmente está errada. A própria lei de trânsito já veda tal prática.
Por outro lado, salvo melhor juízo, não quer dizer que houve o lançamento de tal infração no sistema.
De toda sorte, o correto é evitar fazer isso.
Interessante é que no viaduto do bairro Antônio Cassimiro a bagunça no trânsito é grande inclusive com acidentes e ninguém do poder público municipal faz nada.
Esporadicamente fica uma viatura do Autarquia de Trânsito estacionada e os agentes dentro do carro e nada fazem para organizar e/ou punir os que conduzem seus veículos com irresponsabilidade desrespeitando as Leis.
Tem que multar mesmo! Os pais tem que aprender a parar onde tem realmente vaga, ir deixar seu filho, e ir buscar, não apenas abrir a porta e soltar, e ainda atrapalhar o trânsito….
Os pais dos alunos das escolas particulares, pensam que são donos (as) das ruas. E um inferno na frente dessas escolas.
Início de mês, até o dia 15, eles usam para bater a meta de multa, e isso influe na remuneração deles.
Lamentável a reclamação desta senhora, quem faz exame para tirar habilitação, estudo o código de trânsito, que proíbe, estacionamento em fila dupla, e mau uso do pisca alerta ligado, o guarda está super certo, tem que quitar mesmo, fatos que acontece rotineiramente nas portas dos colégios particulares
Desde quando fazer bagunça na porta de escola tá liberado? Esse povo folgado desrespeita todo mundo fechando as ruas e quer cobrar respeito do agente de trânsito, que tá ali pra cumprir seu dever? Cada uma viu… Tenho filhos em idade escolar, estudaram no Dom Bosco até o ano passado e nunca precisei ficar parado em fila dupla na hora da saída!!!
kkk. Deu o dito pelo não dito. Vai continuar multando. Procure outro lugarzinho pra pegar seus filhos, querida, cheia de direito.
E uns guardinha e o nomecdadovecesse guardinha