Os motoristas de transporte escolar deverão ficar atentos neste início de ano: durante todo o mês de janeiro, o Detran em Pernambuco está fazendo a vistoria dos veículos. Só depois do serviço, os motoristas terão – ou não – a permissão para trabalhar.
Nas cidades do interior do Estado, a vistoria acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, em uma das 23 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) Especiais, a exemplo de Caruaru, Petrolina, Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Arcoverde e Afogados da Ingazeira. De acordo com a assessoria de comunicação do departamento estadual, há cerca de 1500 veículos de transporte escolar registrados em Pernambuco.
Em Petrolina, além da vistoria do Detran, o veículo de transporte escolar deve possuir documentação que comprove sua regularização junto à prefeitura. Apenas motoristas habilitados na categoria “D” e com idade acima de 21 anos podem dirigir esse tipo de transporte.
A licença também só é concedida a condutores que tenham sido aprovados em um curso especializado e que não tenham cometido qualquer infração grave ou gravíssima. De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares é infração grave, gerando multa de R$ 127,69 e a retenção do veículo até a regularização.