Na segunda e última parte da entrevista com o ex-prefeito de Petrolina, Odacy Amorim, o assunto girou em torno das ações deixadas pelo socialista para a cidade e, claro, de política:
Ações como prefeito
Nós viabilizamos um convênio com o ministério das Cidades de saneamento básico. E também de pavimentação. Por exemplo, são mais de R$ 12 milhões e nós devemos ter deixado, mais ou menos, 45 ruas (pavimentadas). E ruas importantes, que estavam em andamento, para serem concluídas, como a Avenida dos Tropeiros ligando ao João de Deus, algumas ruas do João de Deus, aquela avenida importantíssima para se feita ligando o São Gonçalo com o Alto da Boa Vista, completando a avenida Simão Durando, que não está pavimentada. Outra quantidade de ruas no São Gonçalo em calçamento, que a atual administração está fazendo, corredores de ônibus no Henrique Leite, na Vila Marcela, ruas da Vila Eduardo, do Jardim Maravilha, Alto do Cocar, Pedro Raimundo, investimentos em ruas próximo ao antigo Motiva. Liberamos os recursos no ano passado, licitamos e demos a ordem de serviço, só que as obras não foram todas concluídas. Faz parte da mesma verba usada no recapeamento do Centro da cidade, é a mesma empresa e o mesmo convênio. São obras de grande importância.Um papel importante é o da Agência Reguladora, para ajudar na implementação dos investimentos para Petrolina. Governo é isso. Sai um governo, entra o outro para dar continuidade. O político tem que ter a noção de que os homens passam, mas a instituição fica.
Cargo no Estado
De fato, o governador conversou comigo. Inclusive disse, semana passada, em Parnamirim, que estaria me convidando para assumir um cargo para coordenar um projeto de transposição do São Francisco, e trabalhar nessa área de recursos hídricos do Estado no Sertão. Nós temos muito projetos de saneamento básico, temos um projeto importantíssimo que está acontecendo aqui, que são esses tubos que estão sendo trocados. Um projeto assinado por mim e pelo governador, em 2007, e também pela Caixa Econômica. Esse projeto está sendo executado. Outro projeto importante, o plano de metas de investimentos na Compesa, que já tem inclusive recursos planejados para melhoria do fornecimento de água das agrovilas. Tem o plano de metas do saneamento básico, porque o acordo que eu fiz com o governador para a Compesa permanecer (em Petrolina), era de que a contrapartida fosse bancada 100% pelo Estado. Enfim, são muitos os projetos que temos aqui. Essa questão do cargo, o governador já formalizou esse convite a mim, mas me pediu um período porque tinha outras composições a fazer. Estou à disposição para contribuir. O governador tem autonomia para botar no governo dele quem ele achar que possa contribuir. Se chegar a minha oportunidade, eu espero dar minha contribuição também.
Candidatura à Assembleia
É um projeto que estou trabalhando, avaliando. Tenho recebido um incentivo muito grande por parte da população, graças a Deus. Respeito todas as forças políticas de Petrolina e queria dizer,aqui, que meu projeto político não vai com o propósito de atropelar o projeto de ninguém. Quero contribuir com o Estado, mas é claro que vou buscar o meu espaço. Quando eu torço para que o governo municipal acerte, que os deputados, o governador e o presidente acertem…tenho 37 anos de idade, 16 anos com mandato seguido, e agora me vem essa convocação, inclusive do partido (o PSB). Quem me convocou para ser candidato a deputado estadual foi o governador Eduardo Campos. Agora, essa é uma questão a ser construída. Estamos abertos, trabalhando e refletindo sobre tudo isso.
FBC obstáculo?
Não sei, depende como Fernando vier. Sempre fomos amigos, mas nesses seis meses de governo (de Eduardo) a gente não tem tido o mesmo contato, porque ele está muito ocupado com a missão dele. Mas nós estamos trabalhando. Tem algumas coisas, sim, que precisam passar por ajustes. Temos que construir um projeto. Eu tenho refletido sobre essas questões do partido, tenho conversado com alguns membros de outros partidos, com lideranças importantes de Pernambuco e avaliando o cenário. Eu quero ajudar o partido. Eu vi que no ano passado o partido precisava passar por um ajuste. Até agora não foi feito esse ajuste.
COMO EX -PREFEITO DE PETROLINA VC TEM DEIXANDO MUITA FALTA AMIGO SINTO UMA ENORME FALTA SUA .
QUERO RESSALTAR QUE ESTOU COM VC EM 2010 POIS SEI QUE NEM TUDO PODEMOS CONTAR COM A VITORIA MAS E COM ESFORÇO E COM A FORÇA DE DEUS E DO POVO QUE CHEGAMOS LÁ E SE NÃO DER PRA 2010 VAMOS LÁ VAMOS ESPRAR PARA ELEIÇAO DE PREFEITO ESSA SIM VC POIS VC FOI COMPETENTE E TEVE UMA EQUIPE MARAVILHOSA A FRENTE DO SEU GOVERNO PRNCIPALMENTE NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COM PLININHO .
O grande problema da eleição passada ainda não foi colhido. A falta de entendimento entre FBC, FBC Filho, Odacy e Gonzaga ainda está por trazer um transtorno político “cabuloso”.
• Tudo isso porque o PSB perdeu a prefeitura;
• Não tem a máquina na mão;
• Por birras políticas “quer queira quer não os investimentos estaduais ficam em situação de dúvida – como exemplo o São João”;
• Se Gonzaga tivesse sido eleito era um concorrente a menos na região para FBC Filho;
• Se Odacy tivesse apoiado Gonzaga, o mesmo deveria ajudá-lo 2 anos depois;
• O atual vice talvez não fosse candidato a estadual, mas com a vitória Domingos saiu fortalecido, só depende agora de Júlio;
• Guilherme talvez não tivesse tantas forças políticas para disputar uma vaga de federal;
• Não teria muitos candidatos derrotados a vereador e até eleitos se colocando como pré-candidatos a estadual;
• Estes candidatos derrotados para vereador não precisariam está mudando de lado (o que diminui a base dos citados acima e reforça a base de Júlio). Afinal, estes não sabem ficar sem “mamar nas tetas públicas”;
• Enfim: O cenário para 2010 parece complicado. O que vocês acham?
Muito bem Odacy, somente quem tem conhecimento das turbulências polílticas porque passa o PSB a nível de Petrolina, pode avaliar o quanto você é sensato e harmonioso. Parabens pela sua entrevista. Cada vez mais fico firme com você.
Meu Deus, que serenidade !
O trem pode até passar, Odacy não perde o equilíbrio.
Sua palavra é sempre esclarecedora e de esperança.
É um homem sem mágoa, que luta por suas idéias sem machucar ninguém. Parabéns !
RIDICULO a atitulde deste senhor ex prefeito Odacy Amorim, não teve competência para fazer as obras em Petrolina, e agora vendo que o prefeito Dr. JULIO estar fazendo, quer dizer que toda obra dele como eu disse RIDICULO E OPORTUNISTA, daqui a pouco vai dizer que quem colocou pernambuco como uma das sedes da copa de 2014 foi ele que fez o projeto, a esperança de Odacy e que Fernando Bezerra saia candidato a Dep.estadual para ir na calda dele como sempre fez, esta relação de obras que ele disse que deixou amarado e pura mentira, simplismente ele já estar vendo as coisas acontecendoe com os projetos em andamento e fica como bom caroneiro que sempre foi, dizendo que foi ele o unico motivo que Odacy aindo tem o nome falado dentro do governo estadual e por causa unicamente de Fernando Bezerra, o próximo mandato de Odacy Amorim vai ser na mesma época da copa do mundo no IRAQUE.
Taí, eu gosto da postura desse cara!
Me parece um homem sério que sabe como colocar em prática as boas intenções que tem.
Que continue assim…
É Odacy… Faltou-lhe entendimento sobre política. Acreditar em FBC e no partido de Guilherme foi demais. Você não atendeu seu partido, deobedeceu o governador e se encontra agora nessa situação. É uma pena, mas está pagando o preço por sua escolha. Quanto ao sonho de “Paz” de ter você como prefeito, só será possível se tiver coragem de construir seu caminho, pois FBC não permite que ninguém ameace a sua hegemonia. Torço muito para que tenha aprendido a lição e que construa o seu caminho autonomamente. Estou com muita vontade de votar em você, mas antes tem que se livrar do peleguismo daqueles que só sugam o sangue dos correligionários em troca de esmolas.
O marco Antônio consolida cada vez mais sua posição no Grupo do sem Especificações. A minha esperança seria se ele pudesse ser expulso de lá e termos no grupo dos normais, todavia sinto que esta esperança se esvai. Pasciência ele está lá porque é autêncamente incurável.
COMENTARISTA POLÍTICO parabéns e dessa forma que estar desenhado o cenário político de Petrolina hoje em dia, na minha opinião se for confimado a candidatura de Fernando Bezerra a estadual e a unica coisa que pode dar uma guinada neste quadro, a não ser fica como Você discreveu, porque muitas candidaturas estão sendo colocadas nesta esperança, se não se confirma até mesmo o própio Odacy Amorim eu acredito que cai fora, não vai ter apoio para manter a sua candidatura, e só não dar, ele depende de FBC ou então alguem me fale se não tiver o apoio de FBC de quem e que Odacy Amorim vai ter apoio, se quem poderia dar este apoio vai e ser e adversário dele, coitadoe de FBC com tanta bagagem para carregar na costa dele.
Concordo com o Comentarista Político. Não se consegue tirar absolutamente nada do que ele comentou. Pode-se acrescentar, considerando que todo o problema antecedeu à convenção municipal do PSB:
Em momento algum Gonzaga na prefeitura daria vez a FBC. O objetivo de um é o mesmo do outro, ou seja tirar o outro do seu caminho. Se fosse possível um deles seria banido da política. Para FBC e para Patriota a melhor situação seria Odacy prefeito, claro considerando a hipótese de Gonzaga não ter saido candidato na convenção. Claro que Odacy, como prefeito, estaria sempre mais ligado a FBC, todavia jamais deixaria de apoiar no dia a dia as ações de Patriota e vice versa. Uma prova de que Odacy não viraria as costas para Gonzaga é que a presidencia do PSB foi para Gonzaga porque Odacy permitiu. Esta foi a primeira discordância de FBC com Odacy. Tenho infrmações de que, numa eleição antepassada, Gonzaga somente foi eleito porque Odacy destinou de Clementino Coelho, apenas 19 votos em Rajada para Gonzaga. Não fossem estes votos Gonzaga não teria sido eleito naquela época, exatamente por falta destes19 votos. Se alguém tem outra informação contrária a esta, eu gostaria de saber. Eu posso está mal informado.
Na eleição última, para prefeito foi perfeitamente compreencivo que Odacy não fosse pra rua rasgar a roupa pela eleição de Gonzaga. Todavia ele pediu voto para Gonzaga. E, grande parte das pessoas ligadas a Odacy votaram em Patriota a pedido do próprio Odacy. Eu mesmo fui abordado por Odacy para votar em Patriota. A minha resposta foi NÃO. Votei em Júlio. Não por ele, mas porque eu não concordava com a candidatura de Patriota. Nada contra ele. Serei capaz de votar nele em outra oportunidade, basta uma razão igualmente forte não me permitir outra vez..
No duro no duro, Odacy com sua bondade tem sido mal compreendido e até maltratado, mas nada lhe tira a leveza e o equilibrio no enfrentar as turbulências.
PORQUE OS PARES DE ODACY AMORIM NÃO ASSINAM SEUS COMENTÁRIOS???
TÊM MEDO DE QUE OU DE QUEM???
DÚVIDA NO SEU PRÓPRIO CANDIDATO???
QUEM SÃO VOCÊS AFINAL???
NANUCA, NANICO, NU…NUNCA…
esse odacir é mesmo sonhadoer e vaidoso, a prefeitura e vice casiu no colo de zebra, e ele imediatamente se envaideceu pensando ser o cara, esqueceu que a corda da coleira quem segura e puxa é o patrão FBC , até pq quem lhe deu a prefeitura foi ele, doce engano de achar que seria prefeito etc, etc, o jogo foi outro o cenário vivido hoje foi obra de FBC, a quem interessaria uma boa gestão de odacir agora com voto próprio a ninguem , FBC preferia o que hoje está, uma administração desastrosa de occio, incompetente, o povo morrer de saudades de FBC e , E em 2013 ele ou os filhotes de coelho voltar por cima e governar mais 50 anos, de pai pra filho desde… acorda petrolina
pergunte se odacir que formar uma terceira via, limpa sem coelho nem verde nem bc quer? querem nada tem que estar debaixo do suvaco de um deles, uma petrolina livre governada popularmente ninguem quer, ninguem fala em Rosalvo, claro pobre, o preconceito reina legal nesta terra, bom é ser puxa saco
O importante é a mensagem. O autor não importa até porque eu não gosto de aparecer. Tao pouco o que escrevo agride a ninguem. A questão é de cuidado contra as más interpretações. Realmente eu torço por Odacy e Fernando até quando eles fizerem por merecer mais do que os outros. Não dependo de nenhum político. Eu e nem ninguem é totalmente independente porque, afinal, todos nós dependenmos um do outro, direta ou indiretamente, todavia políticamente não dependo. Tenho minha autonomia financeira e levo uma vidinha mais ou menos, graças a Deus e ao meu trabalho.
Sr. Odacy, nós conhecemos bem a qualidade dos seus asfaltos (sorrisal). Petrolina encontra-se toda esburacada. Essa foi mais um herança maldita que o atual prefeito herdou. Obra cara e de má qualidade é o que se encontra por toda a cidade. É lamentável.
Petrolina tem um prefeito eleito com os votos de Fernando e Odacy . Não tínhamos saída, o jeito era eleger o Inventado. Não sabem trabalhar, não tem apoio nenhum, imaturos ou melhor VERDES. POBRE Petrolina.
Até o IMIP, instituiçao séria, respeitada está nos deixando. Votei neste Lost., mas, não tenho dúvida, se o prefeito fosse Gonzaga não estaríamos passando este atestado de incompetência extrema ao deixarmos o IMIP arrumar as malas.
O centro da cidade é lixo só. Tem uma fonte que até funcionou, era bonita, mas há meses virou hotel para mosquitos da dengue etc. etc.
E o prefeito da saúde ???????
Agora á Inêz é morta não adianta chorar o leite derramado, todos sabiá-mos que Gonzaga era melhor,era mais preparado,tinha apoios á nivel estadual e federal,mais o novo venceu e convenceu os bôbos com propostas milaborantes,enganadoras e verdes,extremamente verdes. Lamento muito pois sou um apaixonado por minha terra,mais agora é tarde,temos que amargar essa tristeza por quatro anos,com todo o respaldo dos cegos e apaixonados de fbc e odacy.
É Zé Dantas, eu mesma tenho minha mão exposta à palmatória.
Você falou tudo certo, até em me classificar como apaixonada por FBC e Odacy.
Mas, por Deus, se a eleição fosse hoje, não tinha paixão que me cegasse. Daria meu voto a Gonzaga.
Triste conclusão: Inês é morta e não adianta chorar o leite derramado.
Impressionante o quanto o povo adora chorar o leite derramado. Quem elegeu Odacy e Julio Lóssio foram as mesmas pessoas: o povo de Petrolina. Não adianta agora ficarem brigando entre si querendo se engrandecer com os erros e acertos de um ou outro. O que tem de se focar é na transparência das compras e contratações: se o que se compra é o que se precisa, na quantidade que se precisa e dentro de um preço de mercado. Se as contratações de serviços são mesmo necessários ou se é apenas para retribuir apoio eleitoral. Se as pessoas que estão compondo as repartições públicas e empresas vinculadas ao município estão lá por mérito profissional ou por indicação política e nepotismo.
Se era pra ter sido feito alguma coisa e não foi é porque faltou verba, porque nunca vi nem ouvi falar de um prefeito entregar a prefeitura a outro prefeito (principalmente concorrente) com dinheiro em caixa. ACORDA POVO DE PETROLINA, VAMOS DEIXAR DE GASTAR TEMPO CRITICANDO E GASTÁ-LO DANDO SUGESTÕES PLAUSÍVEIS E EXEQUÍVEIS.
NANUCA a questão e que Você não aceita muitas vezes a opinião das outras pessoas, e se acha no direito de classificar as pessoas em grupos com e sem qualificações, isto e ou não um tipo de agreção,independente de querer ou não aparecer o fato de Você não se indentificar e ou não uma forma de demonstrar que tem de dar seja lá como for, satisfação a algum grupo político seja ele A ou B concorda, posso até estar errado mais e o que parece.