As dicas desta terça-feira (4) do BIOS Vestibulares e Concursos para o Enem 2014 são referentes a Ciências Humanas.
Confiram:
DICA 1 – Sobre o Estado Novo da Era Vargas – entre 1937 e 1945 -, implantou-se uma ditadura fascista, outorgou-se uma nova Constituição e o Congresso Nacional foi fechado. Foi eliminada a autonomia dos Estados e do Poder Legislativo e fortalecido o Poder Executivo. Tudo tinha que estar de acordo com as regras do governo.
DICA 2 – A respeito dos principais movimentos populares brasileiros destacam-se:
- A Passeata dos Cem Mil, em 1968, que foi um Movimento contra a ditadura militar.
- As Diretas Já, em 1984, que defendeu o retorno das eleições diretas para presidente.
- O Fora Collor (caras pintadas), em 1992, pedindo o impeachment do Presidente Collor.
DICA 3 – Nas últimas edições é possível citar referências a grandes filósofos, como Kant, Maquiavel e Montesquieu sua relação à Política. Talvez os autores sejam alterados, mas essa tem sido a tônica. A prova de filosofia deixou de ser só interpretação de texto, exige conhecimento filosófico. Selecione as últimas três edições das provas, pegue os autores mais cobrados e leia seus pensamentos, pois as questões abordadas do Enem quer saber o que os autores representaram para a sociedade ocidental.
DICA 4 – Sobre os recursos hídricos do Brasil:
Além do Aquífero Guarani, o Brasil conta com um Novo Aquífero: Alter do Chão na Grande Amazônia. Embora seja um país rico em recursos hídricos e com grande potencial hidroelétrico, o Brasil convive com uma das piores secas dos últimos 60 anos. No sertão nordestino, a agricultura e pecuária foram duramente castigadas, além de intensificar o êxodo rural, promover o inchaço urbano e a marginalização social.